spot_imgspot_img
Florianópolis, 31 janeiro 2025

Painel na OAB/SC debate defesa de presos políticos no Regime Militar nesta segunda-feira

GeralPainel na OAB/SC debate defesa de presos políticos no Regime Militar nesta...
spot_img

Mega Sale Days do Continente Shopping tem descontos de até 70%

Liquidação reúne ofertas especiais em moda, calçados, esportes, beleza...

Hospitais da Grande Florianópolis recebem recital gratuito de música clássica

Coordenado pelo violista Matheus Gadelha, o projeto “Música nos Hospitais:...

Mais inovação: Floripa Airport testa serviço de mapa digital

Novidade faz parte de um projeto da Embratur para...
spot_img

Compartilhe

A Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) realiza nesta segunda-feira,26, um debate sobre o papel dos advogados na defesa de presos políticos durante o Regime Militar. Participarão o vice-presidente da OAB/SC e presidente da Comissão, Marcus Antônio Luiz da Silva, e os advogados Nelson Wedekin e Edésio Franco Passos. O debate iniciará às 19h30 no auditório da OAB/SC e as inscrições podem ser feitas aqui. As informações são da Assessoria de Imprensa da OAB/SC.

Ex-senador, Nelson Wedekin foi preso três vezes na década de 1970 por sua atuação política e na defesa dos direitos humanos, além de ter um papel de destaque ao defender os estudantes da UFSC envolvidos no episódio da Novembrada, em 1979. Edésio Franco Passos é um dos mais notórios advogados trabalhista do País, com 50 anos de atuação profissional dedicados à defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros.

As comissões da Verdade da OAB/SC, do Governo do Estado e do Sindicato dos Jornalistas trabalham em conjunto no levantamento das informações sobre violações aos direitos humanos cometidas durante a Ditadura. A Seccional iniciou a triagem de uma série de Inquéritos Policiais Militares do período. O objetivo é relacionar as vítimas e testemunhas citadas nos processos e, futuramente, convidá-las a elucidar as circunstâncias dos acontecimentos descritos nos documentos oficiais. Os documentos serão ainda digitalizados e disponibilizados na internet para consulta pública.