spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Os jogos de futebol mais emocionantes da Copa do Mundo

EsportesOs jogos de futebol mais emocionantes da Copa do Mundo
spot_img
spot_img

Compartilhe

Selecionar apenas 5 dos jogos de futebol mais emocionantes de todos os tempos é uma das coisas mais difíceis para um fã do esporte.  No entanto, de acordo com alguns critérios, incluindo qualidade da partida, importância do torneio e calibre dos jogadores em campo, uma seleção bem sucedida pode ser alcançada.

Por isso, agora vamos misturar passado e presente na época du Mundial 2022, para a qual os grandes favoritos como Brasil, Argentina e França (com chances de 4,50, 6,25 e 8,00 às 11/17, respectivamente) coincidem com os grandes jogos que aqui mencionaremos. Confira:

1 – Itália 3 x 2 Brasil (Copa do Mundo de 1982)

O duelo entre Itália e Brasil, realizado em Barcelona, em 5 de julho de 1982, é um dos mais inesquecíveis de todos os tempos. A Itália venceu a partida com o atacante Paolo Rossi marcando um hat-trick e o resultado final eliminou o Brasil do torneio.

O elenco brasileiro tinha os melhores craques do mundo da época, mas a Azzurra foi dura, bem organizada e combativa. Uma semana depois, os italianos comemoram seu terceiro título mundial, mas grande parte dos fãs até hoje acredita que a Seleção Brasileira merecia mais.

2 – Argentina 2 x 1 Inglaterra (Copa do Mundo de 1986)

A rivalidade entre as seleções da Inglaterra e Argentina já era bem conhecida dentro de campo. E fora dos gramados, a Guerra das Malvinas, em 1982, aumentou a desconfiança entre os dois países. O jogo foi disputado em 22 de junho de 1986, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo, no Estádio Azteca, na Cidade do México. A Argentina venceu e seguiu forte para ganhar a Copa com uma vitória contra a Alemanha Ocidental na final. Diego Maradona conquistou a bola de ouro de melhor jogador do torneio e o jogo contou com dois dos gols mais marcantes da história do futebol, ambos anotados pelo craque argentino.

3- Alemanha Ocidental 3 (5) x (4) 3 França (Copa do Mundo de 1982)

Uma das melhores partidas de futebol foi o jogo entre a Alemanha Ocidental e França na semifinal da Copa de 1982, realizada em Sevilha, em 8 de julho de 1982. Esse jogo é conhecido como “Noite de Sevilha”. O duelo foi vencido pela Alemanha Ocidental nos pênaltis, que assim avançou à final contra a Itália. Essa foi a primeira vitória na história das finais da Copa do Mundo que a disputa por pênaltis determinou o resultado.

4 – França 1 (4) x (3) 1 Brasil (Copa do Mundo FIFA 1986)

Nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, a França enfrentou o Brasil em Guadalajara. O Brasil marcou primeiro com o atacante Careca aos 18 minutos. Cinco minutos antes do intervalo, a França empatou com Michel Platini. A seleção canarinho ainda teve a oportunidade de ficar novamente à frente no placar no segundo tempo, quando Branco sofreu pênalti do goleiro Joel Bats. Zico cobrou, mas o arqueiro defendeu.

A partida foi para a prorrogação, e os franceses terminaram um pouco melhor. Sem mais gols, os times tiveram que disputar nos pênaltis. Sócrates perdeu o primeiro. Os próximos seis pênaltis foram todos convertidos, e então Platini errou sua cobrança. O Brasil conseguiu marcar o pênalti seguinte. Julio Cesar acertou a trave com seu chute e, em seguida, Luis Fernández marcou para dar à França uma vitória por 4×3.

5 – França 3 (4) x 3 (5) Suíça (Eurocopa 2020-21)

Não pertence à Copa do Mundo, mas é uma partida recente que ficou na memória de todos. A vitória da Suíça na disputa de pênaltis sobre a atual campeã mundial França na Euro 2020 foi um dos jogos mais emocionantes da história do Campeonato Europeu, com toda certeza. Com os suíços lutando contra uma desvantagem de 3-1 e marcando duas vezes nos últimos 10 minutos do tempo regulamentar, segurar na prorrogação e conseguir derrotar nos pênaltis uma das seleções favoritas ao título parecia algo quase impossível.

Depois que os primeiros nove pênaltis foram convertidos, o goleiro Yann Sommer defendeu a cobrança de Mbappé para encerrar o duelo épico. Foi a primeira vez que a Suíça avançou à fase eliminatória de um grande torneio desde 1938, para logo ser eliminada contra a Espanha nas quartas de final, ironicamente, também em uma decisão por penalidades.

Agora veremos se esta lista de partidas memoráveis pode crescer com a Copa do Mundo do Qatar 2022.