spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Os benefícios de iniciar a prática da corrida durante o verão

SaúdeOs benefícios de iniciar a prática da corrida durante o verão
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Seguindo devidos cuidados, correr na estação mais quente do ano ajuda no condicionamento físico e na produção de endorfinas

O verão chegou e com ele a busca por maneiras eficazes e saudáveis de se manter em forma, principalmente após a intensa agenda de confraternizações de fim de ano. E uma das atividades físicas mais democráticas, que pode ser iniciada por todos os públicos, é a corrida.

Correr no verão traz uma série de benefícios que podem transformar não apenas o corpo, mas também a mente. É uma excelente maneira de absorver a luz solar, que é uma fonte natural de vitamina D, essencial para a saúde óssea, imunidade e até mesmo para a saúde mental, ajudando a combater a depressão e a ansiedade. Outra vantagem é a liberação de endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade. No entanto, para desfrutar por completo da sensação de bem-estar, alguns cuidados devem ser tomados antes de colocar o tênis e sair correndo por aí.

De acordo com o preparador físico, Guilherme Dutra, é muito importante escolher o horário do treino de corrida de acordo com o condicionamento. “Para correr em temperaturas mais altas, a pessoa tem que estar adaptada a isso. O sol está mais forte entre às 9h e 16h, então, correr fora desse horário é o ideal quem deseja começar a correr”, ressalta.

Outro ponto importante é a hidratação. Com os termômetros na marca dos 30 graus, o corpo perde mais líquido e, consequentemente, mais sais minerais e eletrólitos, responsáveis pelo bom funcionamento do corpo. “Engana-se quem pensa que quem sua mais, gasta mais. Isso é um mito. Por isso, além de consumir ainda mais água, o atleta deve correr com roupas leves, de preferência confeccionadas em poliamida, que ajudam a não reter o calor. Bonés, viseiras e protetor solar também são indispensáveis”, acrescenta Dutra.

Guilherme também alerta ainda para alimentação, que deve ser o mais leve possível, para evitar a má digestão, principalmente quando há consumo em excesso de alimentos ricos em gorduras ou açúcares. “Acondicionar e manipular bem os alimentos durante as altas temperaturas é muito importante para evitar as gastroenterites, tão comuns nesta época do ano”, conclui.

Corrida em grupo

Correr em grupo pode ser muito motivador, além de proporcionar um ótimo senso de comunidade. Na assessoria de Guilherme, a GD Assessoria Esportiva, a programação é intensa até mesmo no período de férias. “Em janeiro voltaremos com força total. Já no dia 11 teremos o treinão para a Night Run Costão do Santinho; dia 18 um treinão de boas-vindas; e mais um treino em trilha no fim do mês”, conta o preparador. A GD tem um Centro de Treinamento localizado no Balneário do Estreito, que além de servir de QG para os atletas corredores, pois está a poucos metros da Beira-Mar Continental, também oferece treinamento funcional voltado para o fortalecimento muscular dos atletas. Informações em @gdassessoriaesportiva.