Selo é concedido às companhias que adotam compromissos e
práticas de respeito à diversidade
A Orsegups, empresa líder nacional no segmento de segurança eletrônica, recebeu o Selo de Qualidade Segurança sem Preconceito, concedido pela Federação Nacional das Empresas de Vigilância e Transporte de Valores (Fenavist) e Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes (ABCFAV). “Essa certificação é a confirmação de nossa atuação alinhada aos compromissos contemporâneos de respeito à diversidade e à inclusão, algo que está em nosso DNA”, afirma o Presidente Dilmo Berger.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 56% dos brasileiros se declaram negros e 52% da população são mulheres. Dez por cento se identificam em alguns dos grupos que compõem a sigla LGBTQIA+, de acordo com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). Segundo a Fenavist, essa realidade reforça a importância da existência de um selo do setor de segurança privada que valorize e estimule ações contra o preconceito em seus diversos aspectos.
Na prática, o selo valida as premissas e condutas da Orsegups e dos colaboradores que realizam o trabalho de segurança humana nos clientes, que não admitem qualquer possibilidade de discriminação e preconceito. Desde 2021, quando foi implantado o Projeto Igualdade dentro da companhia, todos os 7 mil colaboradores já receberam treinamento.
“No início do Projeto, fizemos uma capacitação massiva focada em quem já estava trabalhando; hoje essa formação já acontece no processo de integração dos novos funcionários à empresa”, relata Márcia Feijó, Gerente de Educação Corporativa e Endomarketing da Orsegups. A formação inclui desde a apresentação de conceitos contemporâneos relativos ao respeito à diversidade e inclusão até atividades práticas reproduzindo situações que os colaboradores podem se deparar no dia a dia.
Para conquistar o Selo de Qualidade Segurança sem Preconceito, a Orsegups cumpriu uma série de compromissos pré-estabelecidos – entre eles, disseminar a cultura sem preconceito em campanhas, palestras, cursos e divulgação nas redes sociais – e recebeu a validação do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (Sindesp), responsável por encaminhar a proposta de certificação.
Segundo Márcia, o selo confirma ao mercado a cultura de boas práticas adotada pela Orsegups, seja por meio da responsabilidade social (como Empresa Amiga da Criança Abrinq) ou de certificações como a ISO 27001 (de gestão da segurança da informação).