A Orquestra Sinfônica de SC (Ossca) comemora 31 anos de fundação presenteando os catarinenses com o concerto Bravo! O show acontece às 20h do dia 24 de novembro, no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
Os ingressos gratuitos para o Bravo! serão disponibilizados antecipadamente pelo site da Ossca (orquestra.com.br). Quem retirar os ingressos precisará chegar ao teatro do CIC às 19h, para garantir sua entrada. Quem chegar ao teatro após esse horário, mesmo tendo ingresso, será destinado a uma fila de espera.
No dia 25 de novembro de 1993 a Ossca realizou seu concerto de estreia. De lá para cá, promove tradicionalmente nesta data o espetáculo Bravo!, de repertório erudito. “Como neste ano o dia 25 cai numa segunda-feira, antecipamos a comemoração para o domingo, para dar mais comodidade ao público que nos prestigia durante essas três décadas”, detalha André Almeida, presidente da Orquestra.
Além de celebrar os 31 anos da Ossca, o Bravo! marca o encerramento da temporada 2024 da Ossca. O espetáculo faz referência ainda aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. Por isso, o repertório do dia 24 é formado por composições italianas, com destaque para Bella Ciao; Funiculi, Funicula; La Polenta, entre outros clássicos daquele país.
O Bravo! terá participações de três solistas líricos convidados: a soprano Claudia Todorov, o tenor Luiz Fernando Vieira e o barítono Schäfer Júnior. Contará ainda com a participação especial do Gruppo di Canto Fratelli del Ciircolo, do Lira Circolo Italiano de Blumenau.
Sobre a Ossca
Ao completar 31 anos de existência, a Ossca comemora uma trajetória de sucesso, marcada pelo carinho dos catarinenses e prestígio no meio musical. A Orquestra se orgulha de ter formado inúmeros músicos e disseminado pelo Estado o gosto pela música clássica. A Lei 14.788, de 21 de julho de 2009, reconheceu a instituição como patrimônio histórico, artístico e cultural do estado de Santa Catarina.
Em 2013, foi reconhecida oficialmente pela Constituição Estadual como organismo de interesse máximo para a cultura musical. Através da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 001/2013, o estado reconheceu a necessidade de destinar recursos públicos para a manutenção da Orquestra. Hoje ela ocupa uma sala cedida pelo governo no Centro de Florianópolis, onde realiza ensaios, preserva seu acervo e promove as aulas do Projeto Escola Sinfônica.
Durante toda sua história a Ossca teve como regente o seu fundador, maestro José Nilo Valle, que também assina a direção musical dos espetáculos.
*Fotos: Cristina Gallo
Serviço
O que: Concerto Bravo!, em comemoração aos 31 anos de fundação da Ossca
Quando: domingo, 24 de novembro
Onde: no teatro do CIC, em Florianópolis
Ingressos: serão disponibilizados gratuitamente no site da Ossca: orquestra.com.br