spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Orquestra Filarmônica Catarinense apresenta o concerto “Noite Transfigurada” no Teatro Ademir Rosa

VariedadesOrquestra Filarmônica Catarinense apresenta o concerto “Noite Transfigurada” no Teatro Ademir Rosa
spot_img
spot_img

Compartilhe

Concerto gratuito da Orquestra Filarmônica Catarinense apresenta obras de Schoenberg e Tchaikovsky, no dia 13 de novembro

Palhoça, 11 de novembro de 2024 — A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) realiza, no dia 13 de novembro (quarta-feira), às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), o concerto “Noite Transfigurada”, que reúne duas obras-primas da música ocidental: “Noite Transfigurada”, de Arnold Schoenberg, e a Serenata para Cordas Op. 48, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. A apresentação, que será gratuita e aberta ao público, estará a cargo da formação de cordas da OFiC. Para garantir seu ingresso, acesse.

O ponto alto da noite será a execução inédita em Santa Catarina da emblemática obra “Noite Transfigurada”, apresentada na versão para orquestra de cordas. Neste ano, a composição celebra os 150 anos de nascimento de Arnold Schoenberg, uma das figuras mais revolucionárias da música do século XX. Embora o compositor austríaco seja amplamente reconhecido pelo desenvolvimento do dodecafonismo — um método que marcou a vanguarda musical —, a obra pertence a um período anterior e representa sua despedida do estilo pós-romântico. Inspirada em um poema de Richard Dehmel, “Noite Transfigurada” narra, por meio da música, a complexa história de amor de um casal, explorando emoções profundas e um lirismo envolvente.

A apresentação segue com a execução da Serenata para Cordas Op. 48, em Dó Maior, de Tchaikovsky. Vibrante e cheia de contrastes, a obra reflete a habilidade do compositor russo em alternar momentos de delicadeza com passagens enérgicas e grandiosas. A composição é considerada uma das mais importantes do repertório para cordas e promete encantar o público pela sua expressividade.

“Este programa especial combina obras de alta complexidade técnica e profundidade emocional, proporcionando uma experiência artística rara para o público catarinense. A noite promete ser um marco na temporada, colocando a OFiC entre as grandes orquestras que se dedicam a repertórios desafiadores e inovadores.”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.

A orquestra conta com o incentivo das empresas Ciser, Diamante, Distlé, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, além do apoio da Fundação Galeto’s, Instituto Pedra Branca e Central Floripa.

Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)
Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso. 

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) nasce com uma proposta revolucionária para disseminar a música de concerto integrando continuamente ações educativas, sociais e conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza  a prática de música de câmara, com programas  musicais diversificados e promove o desenvolvimento abrangente dos músicos. 

Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.