A Lagoa da Conceição será o palco para a apresentação da Orquestra de Cordas da Ilha, com formação de quinteto e solistas , nesta sexta-feia, 9, às 20h, na Igreja Na.Sa. Imaculada Conceição. A entrada é gratuita.
O Concerto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura com o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Com apoio da Fundação Catarinense de Cultura.
A apresentação terá como solista o argentino Marcos Pablo Dalmacio , Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de musicologia, compositor e multi-instrumentista que combina virtuosismo, profundidade e sensibilidade em suas interpretações em diversos instrumentos: violão, violino, viola e à interpretação de música antiga com instrumentos de época.
Com apresentações por toda Santa Catarina, a Orquestra de Cordas da Ilha vem atuando desde 2005 por meio de projetos que têm como objetivo contribuir com a educação musical incentivando o estudo da música erudita e a formação de novas plateias. Nos concertos se abordam a riqueza da música orquestral e a importância dos instrumentos eruditos neste universo, contando com solistas convidados e propiciando, também, a atuação solo de seus próprios integrantes. Nas apresentações encontram-se obras de grandes compositores da música mundial. Além da música, o público toma conhecimento de informações sobre a vida e a obra dos compositores e suas contribuições para a história da música.
No programa do concerto a Orquestra de Cordas da Ilha apresentará música do barroco italiano e música latino americana, com importantes obras de compositores brasileiros: Alexandre Levy e Sant'Anna Gomes, do argentino Carlos Guastavino e dos italianos Tomaso Albinone e Pietro Locatelli.
A abertura do programa serão interpretadas do barroco italiano a obra Sinfonia em Sol menor de Tomaso Albinone(1671-1751) em três movimentos e a solista Talita Limas apresentará o lindo Concerto em Dó menor para violino solo de Pietro Locatelli (1695-1764)
As composições brasileiras serão Andante para Cordas de Alexandre Levy (1864-1892), seguida pela composição Saudade de Sant'Anna Gomes (1834-1908) , belíssima obra com arranjo para cordas de seu irmão, nada menos que, "Carlos Gomes".
O programa será finalizado com o solista Marcos Pablo Dalmacio ao violão interpretando a obra de grande lirismo Jeromita Linares, baseada em ritmos folclóricos argentinos do compositor Carlos Guastavino ( 1912-2000).
Serviço:
O quê: Orquestra de Cordas da Ilha
Quando:19/05/2017 , às 20h
Onde: Igreja Na.Sa. Imaculada Conceição – R. Francisca Luiza Vieira, 26 – Lagoa da Conceição Florianópolis
Quanto: Entrada Franca
Orquestradecordasdailha@hotmail.com