A Secretaria do Continente se uniu novamente com o projeto Abordagem de Rua, da Secretaria de Assistência Social, para vistoriar as áreas críticas de consumo de drogas e presença de moradores de rua em áreas públicas. A Polícia Militar, Guarda Municipal e a Comcap acompanharam o trabalho. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Durante toda a manhã desta quarta-feira, 30, as equipes passaram por três pontos críticos no bairro Capoeiras, dois na Vila Aparecida e Coqueiros. Os moradores de rua foram entrevistados e foi oferecida ajuda como tratamento para dependência química. A Comcap limpou todos os espaços e retirou uma tonelada de lixo debaixo de passarelas e viadutos às margens da BR-282 (Via Expressa).
A intenção do secretário do Continente, João Batista Nunes, é buscar a obstrução dos viadutos onde os moradores de rua e dependentes químicos acumulam lixo, roupas e até móveis e eletrodomésticos. O Dnit, responsável por estas áreas, já foi consultado e está buscando uma solução para o caso.
Entenda o caso
Em agosto, foi realizada uma força-tarefa para combate aos pontos de uso de drogas no Continente que identificou 18 áreas críticas.
A ação foi realizada por equipes do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), Secretaria Municipal do Continente e da Assistência Social e Polícia Militar. trabalhavam juntas durante toda a noite de terça-feira.
Durante a operação, 18 pontos puderam ser diagnosticados pelas equipes que saíram a campo. Em todos os casos, há uma característica em comum: o acúmulo de lixo e o abandono de áreas privadas sem manutenção, como casas abertas e terrenos baldios sem cercamento ou muro.
Duas semanas depois, a Secretaria do Continente entregou ao MP/SC um relatório completo dos terrenos baldios no Continente, que agora estão sendo monitorados pelo Ministério Público.
Em setembro, em reunião com Dnit, o secretário do Continente entregou um ofício pedindo o fechamento destes pontos que acumulam lixo às margens da Via Expressa. As operações nos pontos serão constantes e sempre acompanhadas pela Polícia Militar e Guarda Municipal.