A Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP), que no final de julho deflagrou a Operação Cidade Limpa, já fez a retirada de 25 painéis publicitários irregulares, entre outdoor, backlight e frontlight, no Morro da Lagoa da Conceição e na SC-401, na maioria dos casos. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal.
Embora a Operação Cidade Limpa tenha caráter permanente, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos ainda pretende concluir até o dia 20 de outubro um levantamento geral de todos os painéis e placas de propaganda espalhados pelo município. O trabalho busca averiguar se este material está ou não em conformidade com a legislação em vigor. Vale destacar que, de acordo com o decreto municipal nº 11.674/13, novas licenças para publicidade estão suspensas até a reformulação da lei que trata do assunto, que é alvo de matéria em tramitação na Câmara de Vereadores.
Cabe igualmente ressaltar que outdoor, frontlight e backlight são formas de comunicação de grande impacto visual e, por isso mesmo, devem atender às normas legais, de modo a não “poluir” as cidades. O outdoor chega a ser usado como principal peça de uma campanha publicitária, tendo em vista o seu alcance e visibilidade, enquanto o frontlight e o backlight são painéis com iluminação frontal e interna, respectivamente.
“Estamos pautados na lei vigente, e temos a expectativa de retirar um total de 100 painéis até o final do ano”, comentou o titular da SESP, Acácio Garibaldi S. Thiago Filho.