A Pró-Música de Florianópolis estará realizando entre 11 e 15 de novembro mais uma grande realização operística. Trata-se neste ano da ópera “O Barbeiro de Sevilha”de Rossini, com montagem completa de cenários, figurinos, orquestra, coro, solistas e legendas em português.
O BARBEIRO DE SEVILHA
Pró-Musica apresenta aos Catarinenses mais uma grande montagem
A ópera pode ser considerada como uma das manifestações artísticas mais completas e complexas. Exige uma integração perfeita entre diversos profissionais de diferentes manifestações artísticas, como músicos instrumentistas, cantores, atores, figurinistas, dançarinos, cenógrafos, pintores, escultores, maquiadores, iluminadores, etc. Começa pela contratação de uma orquestra, passa pela seleção de solistas e do coro, concepção cênica e preparo cênico dos artistas, criação do cenário, em geral grandioso, confecção de figurinos especiais, de época, para um grande elenco e, dependendo da ópera, a participação de um ballet. Por envolver um número tão elevado de artistas, não é difícil entender por que as óperas são montadas quase que exclusivamente em grandes centros. No entanto, esta complexidade de produção não se configura necessariamente num obstáculo para a compreensão e fácil apreciação da ópera para qualquer público. A ópera surge como manifestação popular, desenvolvendo temas correntes dentre todas as camadas sociais e que, pela sua universalidade, alcançam com facilidade a compreensão e a aceitação em todas as partes do mundo. As histórias, na sua maioria, são simples e assimiláveis por qualquer camada social. Afirmar que a ópera é uma manifestação artística elitista é uma posição de quem geralmente desconhece esta natureza preciosa da ópera. A Pró-Música, através da Companhia Ópera de Santa Catarina, modificou gradativamente este cenário, e a ópera em Santa Catarina já está consolidada e já pode ser considerada como um dos principais eventos do calendário artístico nacional.
Neste ano será apresentada ao público a mais consagrada ópera de Rossini, obra que é uma das mais encenadas em todo o mundo. Através de um divertido enredo, música impecável, elenco de primeira qualidade, a mesma promete encantar o público de todas as idades. É uma ópera muito acessível ao público e se mostra próxima de todos que a escutam, porque flui com aparente facilidade. Para os cantores, no entanto, como é característica de Rossini, exige virtuosismo, agilidade e controle vocal o tempo todo.
O Barbeiro de Sevilha é de autoria do italiano Gioachino Rossini. É uma ópera em dois atos com libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia “O Barbeiro de Sevilha” de Pierre Beaumarchais e foi encenada pela primeira vez no Teatro de Torre Argentina, de Roma, em 20 de fevereiro de 1816.
O Barbeiro de Sevilha conta a história do Conde de Almaviva, que se apaixona pela jovem Rosina, protegida do velho Dr. Bartolo. O senhor a mantém sob constante vigia, com intenção de um dia desposá-la. Mas, com a ajuda do barbeiro Fígaro, figura hilariante e muito popular na cidade, O Conde de Almaviva consegue aproximar-se de Rosina, driblando o velho tutor com incríveis disfarces e artimanhas.
A realização da ópera O Barbeiro de Sevilha não deixa a sua marca apenas no tocante ao seu lado artístico, mas também pelo aspecto social que a envolve. A produção da ópera assegura durante quatro meses, direta ou indiretamente, emprego temporário para centenas de profissionais entre artistas, técnicos e artesãos catarinenses que não medem esforços para garantir a excelência da montagem. Também, a exemplo dos anos anteriores, a Pró-Música destina uma das récitas exclusivamente a estudantes da rede pública e a participantes de projetos sociais realizados na Grande Florianópolis e municípios do interior do Estado, garantindo acesso gratuito a todos as instituições e escolas que se cadastrarem.
Sengundo o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, “Num país castigado por tantas carências básicas, não é raro ouvir críticas ao apoio estatal às artes, consideradas manifestações elitistas. A elas, pelo menos duas boas respostas podem ser dadas. A dos Titãs: A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte, e a do escritor Frei Betto: A vida brota de duas lavras: a da enxada e a das artes, bens materiais e simbólicos. A primeira dá sustento; a segunda, sentido. Apesar de ter bem claras as suas prioridades, voltadas, como não poderia deixar de ser, à inclusão social e à emancipação do cidadão catarinense, o Governo do Estado não descuida do apoio à difusão dos bens simbólicos, patrimônio imaterial que nutre a alma e dá sentido ao futuro. É por isso que apoiamos, através do Funcultural, a iniciativa da Pró-Música de prestigiar os nossos talentos líricos”.
A Equipe responsável pela ópera
O Barbeiro de Sevilha tem a Direção Musical e Regência do talentoso maestro Jeferson Della Rocca, Direção Cênica do renomado diretor de teatro Antônio Cunha, cenários dos arquietos Sylvio Mantovani e Marcos Carioni, figurinos de José Alfredo Beirão, premiado pela Ópera Internacional de Paris, Direção Artística da maestrina Mércia Mafra Ferreira. A Direção Geral de Produção está sob a responsabilidade de Neyde Coelho.
Serviço
Local: Teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis, SC
Data: 11,13,14,15 de novembro de 2009, 20h
Ingressos a R$50,00 e R$25,00 à venda no Blacão da Pró-Música no
Shoping Beira Mar e na bilheteria dos teatros
Informações: (48) – 32332324
O Elenco
Fígaro- Douglas Hahn
É o barbeiro da cidade que sempre dá um jeito de participar de todos os planos e intrigas
Rosina – Kalinka Damiani
Mora na casa de Bartolo, seu tutor que quer casar com ela pela sua fortuna
Conde de Almaviva- Marcos Liesenberg
Um jovem rico e elegante que está enamorado de Rosina
Dr. Bartolo – Pepes do Valle
Tutor de Rosina é um médico charlatão, velho, ciumento e avarento
Don Basílio Carlos Eduardo Marcos
É o professor de canto de Rosina e cúmplice do Dr. Bartolo
Berta – Claudia Ondrusek
Empregada do Dr. Bartolo
Fiorello – Javier Venegas
Criado do Conde de Almaviva
Oficialle – Bruno Buzato
Oficial da Guarda da cidade
ORQUESTRA DA ÓPERA DE SANTA CATARINA
POLYPHONIA KHOROS