A Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou uma operaçã em vários pontos de Palhoça, na Grande Florianópolis, com objetivo de vistoriar a frota de ônibus que atende os moradores da cidade.
O objetivo da operação é “garantir a segurança dos usuários”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Cláudio Monteiro. Essa foi a segunda de uma série de operações já programadas, que também objetivam fiscalizar as frotas de táxi e de vans escolares. A primeira operação foi realizada no dia 27 de abril.
Foram vistoriados ônibus, dos quais dois foram autuados e notificados. Na linha Bela Vista, um ônibus apresentou uma deficiência técnica, pneus carecas, o que pode comprometer a segurança do transporte. Num segundo caso, na linha Palhoça – Florianópolis, o motorista não apresentou o documento referente ao “curso específico de condutor” e o número respectivo não fora homologado na Carteira de Habilitação.
À tarde, foram abordados ônibus no bairro Barra do Aririú. Os agentes de trânsito lavraram termos de autuação por falta de equipamento de sinalização e pneus deficientes, além da ausência do documento referente ao curso específico de condutor.
Em todos os casos, a empresa foi autuada, notificada e recebeu o prazo de 96 horas para sanar as irregularidades, de acordo com a Lei 1.296/2001, que regula o transporte coletivo.