spot_imgspot_img
Florianópolis, 8 janeiro 2025

ONG Prototipando a Quebrada representa Floripa na Expo Favela Innovation, em São Paulo

TecnologiaONG Prototipando a Quebrada representa Floripa na Expo Favela Innovation, em São...
spot_img

Cultura Manezinha: Largo José Daux recebe o tradicional Boi-de-Mamão

Uma celebração da cultura local com música e diversão...

Jurerê OPEN: palco musical do verão de Floripa terá 50 shows até o Carnaval

Apresentações diárias com talentos da terra, dos mais diversos...

Caravana de Verão chega a Palhoça no dia 10 de janeiro

Serão três dias de atrações na Guarda do Embaú....

Stage Music Park recebe ‘Serenata da GG’ nesta sexta-feira (10)

Aclamada turnê de Gloria Groove é sucesso em todos...
spot_img

Compartilhe


Evento é referência no fomento ao empreendedorismo nas periferias

Jeff Lima, educador e fundador da ONG Prototipando a Quebrada (PAQ), foi um dos representantes de Santa Catarina na final nacional da Expo Favela Innovation, que ocorreu de 6 a 8 de dezembro, no Expo Center Norte (SP). O evento, realizado pela Favela Holding, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, é um dos mais importantes do país no fomento ao empreendedorismo nas periferias.

Desde sua criação, em 2018, o PAQ tem transformado a vida de jovens de 17 a 20 anos na região metropolitana de Florianópolis. Com quatro unidades em operação, a organização já capacitou 190 participantes, sendo que mais de 20 ingressaram no ensino superior e 40 estão empregados — 61% deles no setor de tecnologia. O impacto do trabalho vai além da inclusão no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento social das comunidades periféricas e movimentando cerca de R$ 600 mil por ano na economia local. “Acreditamos no potencial dos jovens das periferias e queremos oferecer as ferramentas necessárias para que eles se conectem ao mundo da tecnologia e da inovação. Nossa meta é impactar até 1 milhão de pessoas nos próximos anos, expandindo nossa atuação para outras regiões do país”, afirma Jeff Lima.

Impacto social

O programa do PAQ começa com uma jornada de imersão de oito semanas, que introduz os jovens ao universo tecnológico e ao desenvolvimento de soft skills. Após essa etapa inicial, os participantes aprofundam conhecimentos em áreas específicas por meio de cursos e mentorias. Além disso, a ONG promove a formação de educadores locais para replicar sua metodologia, ampliando o alcance e a sustentabilidade de suas ações.

A participação na Expo Favela Innovation buscou não apenas dar mais visibilidade ao PAQ, mas também inspirar novos projetos e parcerias. “Estar na Expo Favela foi uma oportunidade única para mostrar o talento e a força de nossos jovens, além de buscar apoios que ajudem a escalar nosso impacto social”, conclui Jeff.