spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

Oficinas de fotografia acontecem nas galerias de arte da capital

Cursos e PalestrasOficinas de fotografia acontecem nas galerias de arte da capital
spot_img
spot_img

Compartilhe

Galeria de arte do município recebe oficinas da programação "Encontros com o Olhar"
 
Quem gosta de Fotografia vai ter uma semana movimentada em Florianópolis. Até o sábado, dia 31, o Centro de Artes da UDESC finaliza o evento “Encontros Com o Olhar”, criado para festejar o mês da Fotografia oferecendo oficinas, palestras, exposições e rodas de conversa, com uma programação gratuita de mais de 45 horas.
 
“Encontros com o Olhar” tem apoio da Fundação Franklin Cascaes e é uma realização do Programa de Extensão do Laboratório de Representação Fotográfica da UDESC-CEART. A ideia é contribuir para o desenvolvimento das ações do pensar e circular a imagem fotográfica em Santa Catarina.
 
A programação acontece em diferentes locais da cidade e é voltada para um público que abrange fotógrafos, artistas e interessados em geral. Entre quinta-feira, dia 29, e sábado, dia 31, acontecem oficinas nas áreas de: retrato, laboratório fotográfico preto e branco, fotografia de rua, processos criativos, construção de câmeras escuras e tratamento de imagens.
 
Serão oferecidas 10 vagas por oficina, e a inscrição é por ordem de inscritos, os demais entrarão em uma lista de espera.
 
 
OFICINAS QUE ACONTECERÃO NOS ESPAÇOS DA FUNDAÇÃO FRANKLIN CASCAES
 
30/08 – Narrativas visuais na escrita de si: processos criativos, com Lu Renata.
 
Local: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, das 14 às 18h.

Ementa: Narrativas visuais na escrita de si, tem como objetivo pensar as memórias pessoais como dispositivo poético reverberante nos processos criativos. Fotografia-processo-percurso-pesquisa-fotografia-arte-narrativa-memória-esquecimento-imagem-sociedade-lembrar-estética-passado-presente-mônada-escrever-fotografia-experiência-afeto-incômodo-casa-infância-quarto-cama-noite-sombra-obscuro-medo-arte.

Sobre a ministrante: Lu Renata tem formação em artes visuais e doutorado na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos da UDESC, sua pesquisa versa sobre imagem, memórias e narrativas. Ministrou oficinas de fotografia pinhole, construção de câmera escura, fotografia analógica, fotografia contemporânea e história da arte.

Número de vagas: 10

Dias 30 e 31/08 – Olhares e Personagens, Com Sérgio Vignes.

OBS: Dia 30, a oficina ocorrerá das 19h às 20:30, na Galeria do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva, e

Dia 31, das 09h às 14h, com saída na Rua Trajano (em frente ao Museu Histórico de Santa Catarina)

Ementa:  Conversas sobre as diferenças do olhar, a percepção do fotógrafo, a cidade em movimento e o movimento do fotógrafo, análise de fotos projetadas no Tralharia, saídas fotográficas no centro, discussão do material.

Sobre o ministrante: Sérgio Vignes é repórter fotográfico com especialização em matérias investigativas e fotografias gastronômicas. Ao longo de sua trajetória tem participado de diversas exposições coletivas. Em 2015 recebeu o prêmio Dakir Polidoro, concedido pela Câmara de Vereadores de Florianópolis a profissionais com destaque na comunicação,

Obs: Necessidade de equipamento fotográfico, podendo ser usado telefone ou câmera.

Número de vagas: 10