spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Oficina de percussão inaugura nova fase do projeto ‘Nosso Bairro’, na Agronômica, em Florianópolis

VariedadesOficina de percussão inaugura nova fase do projeto ‘Nosso Bairro’, na Agronômica,...
spot_img
spot_img

Compartilhe

São 60 crianças amparadas pela cultura na Capital

A emoção tomou conta dos presentes na aula inaugural da retomada do projeto Nosso Bairro, na última quarta-feira (14), que surgiu em 2016 e teve um hiato de dois anos durante a pandemia. Cerca de 60 crianças em vulnerabilidade social das comunidades do entorno da Agronômica, que compreende as localidades carentes da Vila Santa Rosa, Morro do Horácio, Vila Santa Vitória, Morro do 25 e Nova Trento, tiveram uma primeira oficina de percussão, no Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Agronômica.

Segundo Raphael Ribeiro, organizador do NOBA (sigla que remete à denominação Nosso Bairro), a ideia é cooptar as crianças para a cultura, incluindo desde percussão até grafite e cinema. “Trata-se de um projeto inscrito na Lei Rouanet que pretendemos que dure anos, décadas. São diversas empresas apoiadoras, além da participação essencial da Secretaria Municipal de Assistência Social. “É um lar além do próprio lar, onde as crianças têm outro turno, fora da escola, com prazer, engajamento e vontade de aprender, o que as mantêm fora da criminalidade”, explica a secretária Edenice Fraga.

A ação, concebida por Ribeiro, foi inspirada no Afroreggae, Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 1993 com a missão de promover a inclusão e a justiça social por meio da mesma meta – despertar potencialidades artísticas e intelectuais de jovens das camadas populares. Aí estão incluídas artes de rua, música, artes plásticas e uma integração que falta a estes potenciais líderes futuros.

O Projeto Nosso Bairro (NOBA) é viabilizado com recursos do regime de mecenato da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991) – PRONAC 186107 – e conta com o patrocínio da Engie, Jeep DVA e Quantum Engenharia, com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Prefeitura de Florianópolis e Somar Floripa. Além do apoio do Programa Bem Viver (Ministério Público Federal – Seccional Santa Catarina) e Associação de Moradores da Agronômica (AMA). A realização fica a cargo da Incentive, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo / Governo Federal.

Mais informações em www.incentivedeverdade.com.br ou na página do Instagram https://www.instagram.com/incentive_de_verdade/