A taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da Grande Florianópolis durante o feriado da Semana Santa foi menor que no ano passado. Da mesma forma, o mês de março teve decréscimo em relação a 2014, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) nesta sexta-feira, 10.
Para Tarcísio Schmitt, presidente do sindicato, mais dias de folga registrados nestes períodos em 2014 foram essenciais para este resultado. "Há um ano tivemos o Carnaval realizado em março e o feriado de 21 de abril na segunda-feira, logo após o domingo de Páscoa. Isso certamente fez com que os turistas viessem em maior número e ficassem mais tempo por aqui", avalia.
Além disso, Schmitt garante que o estado delicado da economia brasileira também agravou o quadro. "É um momento de recessão e insegurança, com a população evitando gastar com lazer e priorizando o essencial", explica. As tabelas abaixo mostram que março teve decréscimo de 3,1% e o feriado da Semana Santa retração bem maior, de 24,9%. "Um dia a mais para passear, como no ano passado, significa mais viagens", diz.