spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Obras de revitalização paisagística da Beira Mar terminam semana que vem

GeralObras de revitalização paisagística da Beira Mar terminam semana que vem
spot_img

Como Sales Design e SalesTech estão transformando as vendas corporativas

Unindo estratégia de mercado e inteligência artificial na área...

Stage Music Park recebe Natiruts e Ana Castela na primeira semana do ano

A turnê ‘Leve com você’ e a ‘Boiadeira’ prometem...

Aulões gratuitos de Beach Tennis voltam ao Floripa Airport

A quadra ficará à disposição da comunidade no aeroporto...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A primeira parte das obras de revitalização paisagística da Beira Mar Norte, que tiveram ínicio em novembro de 2010, devem terminar no final da semana que vem. Segundo a arquiteta paisagista Marisa Fonseca, 90% das plantas colocadas ao longo da avenida são nativas e a obra tem como conceito um espaço de mudas tropicais, que possui “vazios e cheios”, para que as pessoas não percam a visão do mar.

Marisa Fonseca disse que “No projeto, buscamos referências em alguns pontos importantes da cidade, como a praça da Igreja São Luiz e a Avenida Professor Othon Gama D’eça, desta maneira, logo as pessoas vão associar este espaço a outros cantos da cidade”. As Palmeiras-Imperiais, plantas escolhidas para fazer parte da obra, são um espelho das centenárias plantadas na Casa do Barão. A arquiteta paisagista lembrou também “A primeira Palmeira-Imperial do nosso país foi plantada em 1809, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e ela morreu em 1972, quando foi atingida por um raio. Com a chegada de Dom João no Brasil, vieram as leis de preservação ambiental, fortemente ligadas as árvores”.

Nesta primeira etapa do projeto, foram escolhidas também algumas árvores que atraiam passarinhos, espalhadas entre os três bosques de frutíferas ao longo da avenida. As espécies plantadas foram a Cabeludinha, Cajueiro, Araçás, Pitangueiras e Goiabeiras. Em frente ao Shopping Beira Mar foram plantadas também Washingtonias, Livistonas e Rabo-de-Raposa. Os decks construídos ao longo da avenida serão cobertos por Buganviles (trepadeira). Em março, outra etapa da obra se iniciará. Será feito o plantio de espécies arbustivas e de flores.