As obras na SC-401, que liga o Centro de Florianópolis ao Norte da Ilha de Santa Catarina, não deverão mais ser o motivo para tanto congestionamento na rodovia a partir do final de semana.
Segundo o engenheiro Cléo Quaresma, do Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), os trabalhos seguiriam até o domingo, dia 20, mas eles serão suspensos na próxima sexta-feira. A intenção é evitar filas já no final de semana, quando aumenta a procura pelas praias.
— As obras não vão ficar concluídas como era nosso dever por que começamos um pouco atrasados. Montamos vários cronogramas para executar o trabalho dentro do previsto, mas há adversidades do tempo e do trânsito — explica Quaresma.
Até sexta, o Deinfra espera concluir as obras de recapeamento asfáltico no subtrecho entre os bairros Cacupé e Monte Verde. Após o Carnaval (que termina em 16 de fevereiro), serão retomados os serviços no restante da rodovia, que inclui, pelo menos, oito quilômetros de pista.
Quaresma afirma também que as obras estão começando uma hora mais tarde nesta semana na SC-401. Os trabalhos têm inícios às 9h, segundo ele, para que as pessoas que precisem trabalhar ou ir à escola não fiquem presas no trânsito.
Trabalho noturno
Entre os motivos que levariam o Deinfra a não realizar as obras durante à noite, estão a falta de luz para a boa execução do trabalho.
— Tecnicamente falando alguns serviços até podem ser feitos na estrada urbana à noite, mas isso compromete a qualidade da obra — diz o engenheiro, salientando que os gastos também devem aumentar com o pagamento de adicional noturno aos operários.
Opção
Quem precisa transitar pela SC-401 até sexta-feira para seguir do Norte da Ilha para o Centro, pode usar uma via alternativa. Basta andar pela SC-406, no bairro Ingleses/Rio Vermelho, em direção à Lagoa da Conceição. De lá, siga em direção ao Itacorubi e à Beira-Mar Norte.