spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Obras na Estrada Dário Manoel Cardoso chegam a nova etapa

GeralObras na Estrada Dário Manoel Cardoso chegam a nova etapa
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com o avanço da rede coletora de esgotos na Estrada Dário Manoel Cardoso, no Sítio de Baixo, em Ingleses, prosseguem os trabalhos de recomposição asfalto. Para execução desses serviços também há necessidade de manutenção da via em meia pista. Os motoristas são orientados por meio de placas Pare/Siga pelos funcionários do Consórcio Trix-Infracon, contratado pela CASAN para executar as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho.

A partir desta semana, a equipe que trabalhava na instalação de rede na Dário passa a executar escavações e instalação de rede na servidão Osvaldo Adeodato da Silva (perpendicular à Dário), onde será construída uma das oito estações elevatórias previstas no projeto. 

Há frentes de trabalho também em um trecho da Rua Recanto do Sol, na Avenida Internacional (ambas em Ingleses Norte), nas servidões Luís Paulo da Silva e Ilha do Moleque do Norte (Santinho), na instalação da estrutura da ETE e na construção da Estação Elevatória 01 (localizada na área Norte de Ingleses). Seguem ainda as execuções de Caixas de Inspeção (CIs) e recuperação de calçadas, estruturas e de pavimentação.

Elevatória

Nesta semana, dando continuidade à construção da Elevatória 01 (localizada na Rua Recanto do Sol, na região Norte da praia de Ingleses), foi realizada a concretagem do segundo anel da estrutura.

O processo de construção das elevatórias acontece em etapas, e se repete em média a cada sete dias. Depois da concretagem e seca de uma etapa (ou anel, que tem 1,5 m de altura), acontece a retirada da forma, escavação do terreno lateral e “afundamento” do anel; na sequência, nova concretagem de 1,5 m. Esse processo é repetido sistematicamente, até que se alcance a profundidade prevista (7,5m). A estrutura vai “afundando” gradativamente, e quando concluída a elevatória fica no mesmo nível da rua. O que vai ficar visível é a casa de comando, que fica na calçada.

O projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses-Santinho prevê a construção de oito estações elevatórias, equipamentos que recebem o esgoto por bacias e fazem o bombeamento para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.

O projeto

Viabilizado a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão mais de 60 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário, que beneficiarão uma população de mais de 40 mil moradores fixos e praticamente o triplo durante a temporada.

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações poderão ser efetivadas.