O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o prefeito de Florianópolis, César Souza Jr., visitaram nesta segunda-feira, 28, o canteiro de obras de restauração da Ponte Hercílio Luz. Os trabalhos estão entrando em uma nova etapa, com a construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte enquanto as peças forem substituídas e restauradas. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Parte da estrutura provisória que vai sustentar o vão central da ponte está sendo montada em terra e será transportada para a área superior das quatro bases de concreto construídas dentro da água. As bases, que têm 30 metros de profundidade, estão prontas, mas passam agora pelo processo de contraventamento, que consiste no reforço interno dessas estruturas subaquáticas para receber o peso completo da estrutura provisória. Nas próximas semanas, quem passar pela ponte poderá começar a perceber a estrutura provisória ganhando forma em cima das bases de concreto.
Segundo o engenheiro Wenceslau Diotallevy, que faz parte do corpo técnico do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e é responsável pela fiscalização das obras, o trabalho de contraventamento nas quatro bases deve ser finalizado até dezembro deste ano e a estrutura provisória deve estar pronta debaixo da ponte no primeiro trimestre de 2014. As etapas seguintes consistem na transferência de carga, com a suspensão da ponte por 54 macacos hidráulicos a serem instalados no local, e, por fim, a restauração e pintura da estrutura do vão central.
A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos e faz parte do programa do Pacto por Santa Catarina. Colombo lembra que o Estado também pode captar recursos junto à iniciativa privada por meio da Lei Rouanet, que autoriza a transferência do valor que seria destinado para imposto de renda para obras de interesse cultural, como a restauração da Ponte Hercílio Luz.
A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. Veja aqui o histórico da ponte.