fique por dentro de floripa

- Saúde - OAB/SC propõe aos tribunais avaliação sobre suspensão de atos judiciais e suspende cursos e palestras

16.03.2020

OAB/SC propõe aos tribunais avaliação sobre suspensão de atos judiciais e suspende cursos e palestras

16.03.2020
OAB/SC propõe aos tribunais avaliação sobre suspensão de atos judiciais e suspende cursos e palestras
Foto: Conselho Pleno da OAB/SC aprovou medidas de prevenção que alcançam também a sociedade CRÉDITO FOTO: Ricardo Pereira

Órgão deliberativo da instituição, o Conselho Pleno da OAB/SC instituiu, nesta sexta-feira (13/3), um comitê estadual de gestão para traçar ações e acompanhar a evolução global do coronavírus, sob a presidência do tesoureiro da Seccional, Juliano Mandelli. Além de medidas preventivas internas já adotadas, na mesma data a OAB/SC oficiou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) propondo a criação de um Comitê Interinstitucional do Poder Judiciário para avaliação de questões como a suspensão das audiências, sessões de julgamento e demais atos judiciais (confira o ofício aqui).

“Tal Comitê seria o responsável por avaliar e decidir sobre as mais adequadas medidas relativas à realização de audiências, sessões de julgamento e demais atos judiciais, editando documentos conjuntos e uníssonos, trazendo segurança aos operadores do direito e aos jurisdicionados enquanto perdurar a emergência global declarada pela Organização Mundial da Saúde”, explica o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

De forma cautelar, a OAB/SC também decidiu suspender os cursos e palestras que seriam realizados pela instituição em todo o Estado, inicialmente até o dia 3 de abril, com possibilidade de ampliação deste prazo. Em 2019, por exemplo, a instituição realizou 344 cursos e eventos, muitos deles voltados não apenas aos advogados, mas também à sociedade, e que alcançaram mais de 25,5 mil profissionais somente da advocacia.

A suspensão de eventos é recomendada também a todas as 49 Subseções (representações da OAB no interior do Estado) e visa evitar a aglomeração de público, uma das medidas recomendadas pelas autoridades de saúde para conter a transmissão do vírus. “Geograficamente estamos situados numa região com elevados casos de gripe durante o outono-inverno. Não há motivo para pânico atualmente, mas é importante estarmos atentos, monitorando os planos e ações divulgados pelas agências especializadas. Assim, adotaremos todas as medidas necessárias para minimizar a propagação da doença. Por outro lado, estamos em constante interlocução com os Tribunais para garantir a prestação jurisdicional sem prejuízo à advocacia e à sociedade”, destaca Horn.

Campanha de vacinação

Para a advocacia, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), que compõe o comitê estadual de gestão, anunciou a antecipação da campanha de vacinação, em relação à data iniciada em 2019. A ação terá início em 10 de abril para advogados inscritos na Ordem e seus familiares, pelo valor de R$ 30,00 a dose (mesmo valor do ano anterior).

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

16.09.2020

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

Academias Smart Fit de SC investem em medidas para barrar a disseminação do coronavírus

09.09.2020

Academias Smart Fit de SC investem em medidas para barrar a disseminação do coronavírus

Coronavírus em SC: Estado confirma 189.477 casos, 179.189 recuperados e 2.422 mortes por Covid-19

08.09.2020

Coronavírus em SC: Estado confirma 189.477 casos, 179.189 recuperados e 2.422 mortes por Covid-19

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.