spot_imgspot_img
Florianópolis, 13 novembro 2024

O Som da Ilha: nova série documental da NDTV-RECORD, idealizada por Zeca Pires, retrata música de Florianópolis 

VariedadesO Som da Ilha: nova série documental da NDTV-RECORD, idealizada por Zeca...
spot_img

Bem-estar e sustentabilidade: o que devemos considerar no dia a dia

Entenda como a sustentabilidade pode estar relacionada com a...

Evento reúne fãs de aventura e off-road na quarta-feira, 20

O Ford Dimas Experience será no Geração Adventure Park,...

Oficinas de Meias de Natal iniciam as festividades no Shopping Itaguaçu

Eventos temáticos gratuitos para a criançada ocorrem nos dias...
spot_img

Compartilhe

Cada episódio vai mostrar vida e obra de artistas que marcaram a história musical da capital catarinense.

No dia 23 de novembro, estreia na NDTV- RECORD a série documental “O Som da Ilha – Época de Ouro”. Com seis episódios, a produção idealizada por Zeca Pires é uma parceria com o Grupo ND e produzida também pela Mundo Imaginário Produções Cinematográficas, que vai ao ar todos os sábados após o programa Balanço Geral.

Cada episódio busca mostrar a vida e a obra de artistas que marcaram a história musical de Florianópolis. A série utiliza depoimentos, entrevistas e material de arquivo, criando um panorama cultural da cidade nas décadas de 50 e 60. 

Um dos maiores objetivos é preservar a memória dos grandes nomes que contribuíram para a construção da identidade cultural da cidade. Entre os homenageados estão Neide Mariarrosa, Zininho, Luiz Henrique Rosa, Zequinha, Gentil do Orocongo e Abelardo Souza. 

Além disso, a produção mostra antigos espaços culturais de Florianópolis, como cinemas, teatros, rádios, clubes e bares, que foram palcos para os artistas retratados.

O idealizador da produção, o cineasta Zeca Pires, revelou que a ideia surgiu a partir de uma sugestão de Cláudia Barbosa, filha do compositor Zininho. “Ela me perguntou se eu me interessaria em fazer um documentário sobre o seu pai. Uma semana depois eu respondi que me interessaria em fazer uma série que se chamaria ‘O Som da Ilha’, primeira temporada, Ėpoca de Ouro. Ela gostou da ideia, selecionamos os personagens e gravamos”, conta.

Ainda, Zeca exalta a parceria com a emissora. “A série passar em toda Santa Catarina, para nós, é uma vitrine muito importante, por conta da visibilidade. Esperamos fazer outras temporadas, com outros temas, mantendo a parceria com a NDTV”.

Para o diretor da NDTV- RECORD, Roberto Bertolin, o projeto é uma forma de resgatar e valorizar a rica história musical da capital catarinense. “Para nós é uma honra fazer parte desse projeto e levar isso aos telespectadores para que desfrutem, aqueles que não conheceram tantos artistas preciosos que tivemos na música de Florianópolis. É importante a gente conhecer isso, porque se a gente não conhece, a gente não vive”.

Primeiro episódio 

Cada episódio terá um diretor ou diretora diferentes, para que cada um possa, à sua maneira, contar as histórias. O primeiro é intitulado “Neide Mariarrosa, a voz de mormaço”, dirigido por Maria Emília Oliveira de Azevedo.  

Ele vai mostrar familiares e pesquisadores que falam sobre a trajetória da cantora nascida em Florianópolis, Neide Mariarrosa, que cantou e encantou com a sua voz de mormaço, interpretando canções da geração de jovens que trazia novos estilos musicais: a bossa nova e a tropicália.