spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

O Plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica?

SaúdeO Plano de saúde Unimed cobre cirurgia plástica?
spot_img
spot_img

Compartilhe

Quando se fala em planos de saúde, um dos maiores motivos de sua procura é a possibilidade de cobertura de cirurgias plásticas. Esse dado se explica principalmente pois o Brasil é considerado uma referência em cirurgias plásticas, com volumes maiores que países como Japão, Estados Unidos e México. 

Embora, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a cobertura de cirurgias plásticas por planos de saúde não seja obrigatória, algumas operadoras oferecem condições especiais para a sua realização, como diminuição de custos ambulatoriais, e até cobertura total ou parcial de exames pós-operatórios. Continue com a gente, pois iremos detalhar como isso funciona para planos de saúde da Unimed.

Como funciona o plano de saúde Unimed?

A Unimed é uma das operadoras de saúde mais tradicionais do mercado. Fundada em 1967, hoje possui uma rede que conta com mais de 18 milhões de beneficiários que dispõem de cerca de 113 mil médicos atuando em mais de 2500 hospitais em sua rede credenciada, e mais de 100 hospitais próprios.

Toda essa rede atende seus beneficiários em diferentes categorias de planos, que podem cobrir total ou parcialmente consultas de rotina, exames e até procedimentos cirúrgicos complexos. Todos esses números e sua credibilidade no mercado, além de sua capilaridade regional faz da Unimed a principal referência dentre as operadoras de saúde atualmente.

Os planos de saúde da Unimed cobrem cirurgias plásticas?

Para essa questão a resposta é: depende. Como dito, de acordo com a ANS, os planos de saúde não são obrigados a cobrir cirurgias plásticas, mas essa tratativa está voltada principalmente para procedimentos com finalidade estética. Porém, em procedimentos que têm impacto direto na saúde da pessoa beneficiária, como cirurgias reparadoras em caso de acidente e cirurgias bariátricas, a resposta é sim.

Para procedimentos relacionados a questões de saúde, os planos da Unimed e até de outras operadoras requerem principalmente um laudo médico que comprove a condição de saúde para qual a cirurgia corresponde. Uma dúvida recorrente se dá em casos de cirurgia de implante de silicone. Esse tipo de procedimento não é obrigatoriamente coberto pelas operadoras de saúde, porém em casos de reconstrução mamária em detrimento de câncer, acidentes e tumores, a cobertura do plano é feita mediante laudo médico.

Quais cirurgias plásticas são cobertas pelo plano de saúde Unimed?

Como já dito, os planos de saúde Unimed não têm a obrigação legal de cobrir cirurgias plásticas de cunho estético, porém realizam alguns procedimentos com base nas necessidades de saúde da pessoa beneficiária. Porém, algumas categorias de planos oferecem cobertura nas etapas pré e/ou pós-operatória, como o caso de custos ambulatoriais e exames pré-operatórios.

Ainda assim, além de cirurgias plásticas para fins estéticos, os planos não têm obrigação de cobrir alguns tipos de procedimentos como: cirurgias ilegais, como é o caso do aborto, cirurgia para mudança de sexo e procedimentos relacionados a doação de órgãos, com exceção de rins e córnea. Em todo caso, vale uma consulta à operadora de saúde caso você já possua um plano da Unimed.

Como posso solicitar a realização de cirurgias plásticas pela Unimed?

A solicitação de diferentes procedimentos cirúrgicos por planos de saúde em geral é um grande fator de dúvida para as pessoas beneficiárias, principalmente em casos de aquisição de planos pela primeira vez. Mas a resposta para essa questão é bem simples.

Tais solicitações podem ser realizadas como quaisquer procedimentos de saúde, porém vale a atenção para a documentação necessária para dar entrada no seu procedimento. Em casos cotidianos, você deve primeiramente consultar com um médico especialista na área para qual a cirurgia é destinada. A partir disso, será emitido um laudo médico comprovando a necessidade da cirurgia para questões de saúde. A partir disso, basta iniciar o processo de solicitação junto à sua operadora.

Em casos emergenciais, e a depender da modalidade do seu plano de saúde, a operadora poderá realizar um reembolso total ou parcial de seu procedimento. Isso vale principalmente em casos de acidentes ou doenças de rápida progressão como o câncer. Assim, o que recomendamos é que você observe com atenção as minúcias de cobertura do seu plano de saúde, assim estará sempre em alerta para uma possível emergência.

Se o nosso conteúdo te ajudou a saber mais sobre a cobertura de cirurgias plásticas por planos de saúde Unimed, conheça mais sobre a operadora e entre em contato conosco em nossa central de atendimento.