spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

O maior evento de arte outdoor do mundo será realizado em SC

EventosO maior evento de arte outdoor do mundo será realizado em SC
spot_img

História da padroeira de Santa Catarina será contada pela NDTV e Jornal ND 

Projeto estreia nesta segunda-feira, 25 de novembro, com caderno e reportagens especiais.No...

Veja como fazer a 1ª exposição individual da carreira em Florianópolis

Fundação Cultural BADESC abre Chamada Pública para mostras no...
spot_img

Compartilhe

Florianópolis está no roteiro do evento.

A Labbo – Negócios Digitais, empresa idealizadora do projeto, anuncia a assinatura do contrato para trazer a CowParade ao estado em outubro de 2010.

A CowParade, considerada pelo Advertising Age uma das dez melhores ideias de marketing, é também a exposição artística de maior sucesso internacional pois, além de ter um número de obras significativo, os espaços de apresentação são públicos e de acesso gratuito.

A primeira edição foi organizada no ano de 1998, na cidade de Zurique, Suíça, dedicada a propagar a democratização da cultura. Após onze anos de sucesso e promovida em mais de sessenta cidades, entre elas, Nova Iorque, Londres, Paris, Chicago, Milão, Dublin, Tóquio, Cidade do México, Estocolmo, Buenos Aires e São Paulo, a CowParade foi apreciada por mais de 150 milhões de pessoas ao redor do globo.

A vaca, elemento central da exposição, foi escolhida por ser um animal universalmente querido, além de representar coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo – é sagrada, histórica etc – mas o sentimento comum é de carinho e simpatia. Como substrato da arte, não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece a forma, flexibilidade e amplitude contíguas como uma vaca. As três formas de estrutura (“em pé”, pastando e descansando) fornecem aos artistas, sutis, mas interessantes, ângulos e curvas para criar obras de arte únicas. A forma básica da vaca também facilita para que essa possa ser alterada, transformada em outros animais, pessoas ou objetos.

Mais de cinco mil artistas, profissionais ou amadores, fizeram sua leitura e deram vida às vacas da CowParade, entre eles, profissionais renomados como Romero Britto, Oliviero Toscani, Robert Stern, Radiohead, David Lynch, Elio Fiorucci, Michael Graves, Lino Villa Ventura, Peter Max, Patrick Hughes, Jan Saudic, Roman Tyc, James Rizzi, Burton Morris, Red Grooms, Richard Haas, Patricia Nix, LeRoy Neiman e Edwina Sandys.

Cada um deles já pintou e adornou a peça de fibra de vidro que foram expostas em locais estratégicos para apreciação pública e, depois, leiloadas, sendo o montante arrecadado destinado a instituições de caridade.

Segundo a Cow Parade Holdings Corporation, com o leilão das vacas, o evento já arrecadou mais de 22 milhões de dólares para entidades filantrópicas em todo o globo. Oprah Winfrey, Ringo Starr, Elton John e Nelson Mandela são alguns dos proprietários das vacas da CowParade.

No evento realizado na cidade de São Paulo, em 2005, foram expostas 150 vacas, assinadas por 74 artistas e visitadas por 5 milhões de pessoas. O evento contou ainda com 50 patrocinadores e 600 inscrições de projetos de vacas para a seleção. A expectativa do evento era de arrecadar cerca de R$ 500 mil, mas, segundo os organizadores, foi arrecadado o montante de 1,2 milhão. Em virtude do grande sucesso, a segunda edição paulista da CowParade acontecerá no início de 2010.

Em Santa Catarina, a evento pretende explorar o potencial artístico regional, incentivando artistas locais e dando-lhes visibilidade em um período no qual a cidade recebe turistas de diferentes origens; os objetivos do projeto são promover o estado nacionalmente, por meio da mídia espontânea que, invariavelmente, ocorre; agregar valor ao mercado turístico perante os visitantes desta época e atrair novos visitantes; movimentar a economia local; além de contribuir com a sociedade, disponibilizando cultura e entretenimento gratuitamente, e arrecadando fundos para uma determinada organização sem-fins lucrativos.

As cidades-sede serão Florianópolis, Joinville, Camboriú e Blumenau, mas as vaquinhas, com certeza, romperão as fronteiras e tomarão conta do estado inteiro, no período de outubro de 2010 a fevereiro de 2011. Empresas e prefeituras de todos os municípios estão convidadas a se juntar à causa e patrocinar uma ou mais obras.

Benefícios ao Local Anfitrião

Exemplos representativos do potencial da CowParade e das contribuições para o local anfitrião, são os resultados e depoimentos das outras edições do evento:

CowParade Chicago – “O evento de maior e de mais sucesso na história de Chicago” (Prefeito Richard Daley). As autoridades municipais estimam que o evento atraiu 2 milhões de turistas e acrescentou US $ 200 milhões para a economia local. Além disso, retalhistas de Chicago contabilizaram um aumento de 28% nas vendas, alavancado com promoções.

CowParade Nova Iorque – “CowParade Nova Iorque de 2000 representa a colaboração entre a comunidade de artes de Nova York, o governo da cidade e patrocinadores corporativos, provando mais uma vez que coisas maravilhosas podem ser realizados quando Nova-iorquinos trabalham juntos” (Prefeito Rudolph W. Giuliani). Mais de 125 veículos de comunicação cobriram o evento de Nova York, nos EUA, em toda a Europa, Ásia e outras partes do mundo. O prefeito Giuliani estima que 45 milhões de pessoas admiraram a 500 vacas pastando em Nova York.

CowParade Edimburgo de 2006 – “As vacas são a melhor coisa que aconteceu para Edimburgo desde a construção da Cidade Nova. Elas são divertidas, coloridas, criativas e animam. Eu ficaria feliz se elas permanecessem para sempre. “(Donald Gorrie, Membro do Parlamento Escocês).

Labbo e a CowParade

O planejamento da Labbo para 2010 previa o patrocínio de eventos culturais, visando sempre vincular a marca Labbo à cultura, inovação, criatividade.

Com este objetivo em mente, a Labbo começou a pesquisar por possíveis eventos culturais que pudessem ser organizados ou patrocinados pela empresa e chegamos à CowParade.

“Há vários anos muitas empresas tentam trazer a CowParade para Santa Catarina. A Labbo sente-se orgulhosa pela confiança depositada pela CowParade Holdings Corporation em nossa empresa. Pretendemos tornar este o maior evento cultural já promovido em Santa Catarina. Estamos orgulhosos e entusiasmados com esta iniciativa”, afirma Giovane Pasa, Presidente da Labbo.