spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

O Inverno como Aliado em Florianópolis

VariedadesO Inverno como Aliado em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Inverno como aliado por Guilherme Pereira*

Recentemente, assinei um artigo, neste espaço, falando da necessidade de renovar as nossas festas populares, sem com isso desdenhar as tradições que as originaram. E mais: chamar turistas, sempre, mas ter em mente que o principal público tem que ser a nossa gente. Coincidentemente, enquanto a discussão ganhava as páginas do jornal, nascia da maneira mais democrática possível um evento que segue exatamente essas diretrizes. Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Florianópolis evidenciou que as comunidades do Norte da Ilha ansiavam por um projeto que expurgasse as agruras decorrentes da sazonalidade turística nesta época do ano. O que se viu, em seguida, foi uma mobilização poucas vezes testemunhada em Florianópolis, com dezenas de entidades públicas e privadas se unindo aos moradores para criar o Festival de Inverno do Norte da Ilha, que se realiza de 8 a 16 de agosto, simultaneamente em várias localidades.

Não preciso dizer da satisfação para a equipe do IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis) por ter ficado com a coordenação do evento. A idéia de oferecer lazer de qualidade à população e ainda ajudar a aquecer a economia da região na baixa temporada foi muito bem recebida por todos e contou com o apoio imediato do prefeito Dário Berger. O grande trunfo do projeto foi garantido justamente pela diversidade de parceiros que aderiu a ele. Durante os nove dias do festival, teremos um circuito cultural que oferecerá atrações musicais, de teatro e dança, atividades esportivas e de lazer, além de um roteiro gastronômico que oferecerá pratos com preços diferenciados durante o evento.

Neste momento que antecede o festival, ver a paixão com que os moradores estão se engajando na proposta, e ter ainda ao lado entidades como a ACIF, Fundação Franklin Cascaes, Fundação Municipal de Esportes, Setur e tantas outras, nos dá a certeza de que o evento tem tudo para entrar para o calendário da cidade. Quando todos querem, até o inverno vira aliado.

*Superintendente do IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis)