por Dudu Gentil, Diretor de Marketing da NVX – Nacionalvox, agência de marketing digital e criação de sites em Florianópolis
O marketing no metaverso tornou-se a necessidade do momento, com mais e mais empresas mergulhando no metaverso. Mas o que exatamente é isso? O metaverso está levando as experiências virtuais para o próximo nível, dando às empresas e negócios, oportunidades para alcançar os consumidores de maneiras interativas e inovadoras.
Antes de mais nada é preciso dizer que o metaverso não é mais ficção científica e sim uma possibilidade real. A necessidade de estar na vanguarda da construção dessa inovação revolucionária fez do metaverso um objetivo para big techs como Facebook, Microsoft e Google. O Facebook até mudou o nome da empresa para Meta, com a intenção de “trazer o metaverso à vida”!
Explicando o metaverso
Apesar de não existir uma definição clara de metaverso, pois ainda está em seus estágios iniciais, o termo pode ser melhor descrito como uma experiência virtual imersiva para usuários representados por avatares interagirem e comprarem produtos online.
O especialista em metaverso Matthew Ball , definiu bem os elementos comuns do metaverso:
- O metaverso nunca termina e continua indefinidamente
- Existe consistentemente em tempo real
- Permite que as pessoas tenham uma identidade virtual, presença e ação individual
- Permite que os usuários criem, possuam, invistam e vendam em um universo totalmente funcional
- Abrange os mundos físico e virtual
- Oferece interoperabilidade de dados, itens e conteúdo entre plataformas
- Permite que os colaboradores criem conteúdo e experiência
O metaverso também é interpretado como um mundo digital imersivo em 3D, onde as pessoas interagem umas com as outras em várias plataformas. Para tornar esta experiência imersiva, são utilizadas realidade aumentada e realidade virtual. O metaverso imita o mundo real e as pessoas podem usar avatares para interagir com outras pessoas e comprar bens virtuais. Em outras palavras, “viver no metaverso”.
O futuro do Marketing está no Metaverso?
Isso ainda é cedo para afirmar, mas segundo a empresa de consultoria e gestão McKinsey, o metaverso tem um potencial de impactar significativamente a vida comercial e pessoal. Projeções indicam que o investimento no metaverso ultrapassou 120 bilhões de dólares em 2022 e deve gerar 5 trilhões de dólares até 2030.
Games populares como Fortnite, Minecraft, Illuvium e Axie Infinity já estão incorporando elementos do metaverso e proporcionando uma experiência imersiva aos jogadores. Marcas como Nike, Samsung e Coca-Cola já estão utilizando o metaverso para alcançar seus consumidores.
Não seria exagero dizer que o marketing digital está dominando o marketing tradicional; com a adição do metaverso, espera-se que o marketing digital evolua para um novo patamar, tornando-o obsoleto.
Isso ainda deve gerar muita controvérsia, mas é importante entender as diferenças.
Leia o artigo completo aqui
Veja também:
- As melhores estratégias de marketing digital para empresas locais
- Para o alto e avante: a evolução do e-commerce no Brasil
- Tudo que você precisa saber sobre o Twitter para empresas
- Hotsite para o Loteamento Reserva do Lago, o novo empreendimento da Costa Sul Urbanismo, em Imbituba
- O que são as comunidades do WhatsApp e como usar?
- O que é Publieditorial e como fazer
- 5 maneiras de usar prova social para ativar o digital da sua empresa
- Google anuncia novidades de IA para Busca, Maps e Tradutor
- Dicas de marketing para e-commerce que vão impulsionar suas vendas