spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Nutrição Clínica do HU-UFSC/Ebserh participa de iniciativa mundial sobre cuidados nutricionais 

SaúdeNutrição Clínica do HU-UFSC/Ebserh participa de iniciativa mundial sobre cuidados nutricionais 
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

Dia 10 de novembro é o NutritionDay, dedicado à coleta de dados nas instituições de saúde para construção de um banco de dados internacional 

Nutricionistas clínicas do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) vão participar, pela primeira vez, do NutritionDay, uma iniciativa mundial que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da qualidade dos cuidados nutricionais e sobre a desnutrição associada a doenças em instituições de saúde. O evento acontece em todo o mundo e envolve toda a equipe de nutricionistas clínicas do HU. 

Na prática, a equipe de profissionais de Nutrição faz uma coleta de dados dos pacientes adultos internados (Emergência, Clínicas Médicas, Clínicas Cirúrgicas e UTI). Estas informações, como peso, condições clínicas, fatores de risco e sua evolução, estado nutricional, entre outras, coletadas de forma anônima, passam a integrar um banco de dados mundial que serve para referenciar ações ligadas à nutrição em instituições de saúde. 

Participando desta iniciativa, o HU contará com um relatório gráfico com múltiplos dados que compara os resultados levantados aqui com a referência mundial. Os relatórios apresentam indicadores de qualidade específicos de cuidados nutricionais e serve de base para a referência e monitoramento contínuo dos cuidados nutricionais na unidade. 

“A intenção é obter informações específicas sobre os cuidados nutricionais implantados na instituição, comparar com padrões internacionais, monitorar de forma contínua o serviço prestado e analisar potenciais necessidades de mudanças nos fluxos de trabalho”, explicaram as profissionais de Nutrição no hospital, envolvidas no evento. 

Os cuidados nutricionais adequados influenciam positivamente o estado nutricional, as taxas de infecção, complicações de saúde e cicatrização de feridas. Além disso, pode reduzir as internações hospitalares, melhorar a qualidade de vida e também prevenir a mortalidade. 

Para realizar o trabalho as rotinas de nutrição clínica nas enfermarias vão ser modificadas no dia 10: a assistência aos pacientes será realizada na forma de plantão, como nos finais de semana, sendo o atendimento prestado a medida que fora solicitado pela equipe de enfermagem ou médica. 

Foto: Nutricionista clínica do HU colhe dados de paciente (Sinval Paulino)