Iniciativa surgiu em 2013 e desde então já prestou mais de 3,5 mil atendimentos, beneficiando cerca de 2,5 mil jovens e adolescentes
Iniciativa de apoio a crianças e adolescentes acolhidos em casas lares, o Programa Novos Caminhos celebrou, nesta segunda, 30 de agosto, seu oitavo aniversário. O ato foi marcado por uma live, transmitida por meio do canal de Youtube da FIESC, no qual foram apresentados depoimentos de pessoas envolvidas no programa – jovens atendidos, profissionais que os atendem e empresários que os contratam. O objetivo central do programa é promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes acolhidos nos programas oficiais. Entre as ações constam cursos profissionalizantes, capacitação socioemocional e encaminhamento para estágio e emprego. Nesses oito anos, foram realizados mais de 3,5 mil atendimentos a cerca de 2,5 mil jovens e adolescentes.
Assista a íntegra do evento no canal de Youtube da FIESC
O Novos Caminhos surgiu em 2013, fruto de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Posteriormente, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).
“O programa tem um alcance social muito relevante, ao proporcionar aos jovens e adolescentes oportunidade ímpar de ter um horizonte de dias melhores; mais do que isso, o programa é um exemplo inequívoco do poder do diálogo entre o Poder Judiciário de Santa Catarina e a sociedade civil, em especial a representação industrial catarinense”, destacou o diretor institucional e jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz. “É a união de todos os interessados, dialogando na construção de uma sociedade melhor”, acrescentou.
O presidente do TJSC, Ricardo Roesler, salientou que “Santa Catarina é exemplo de diálogo e isso é da raiz do povo catarinense”. Ele destacou a motivação das pessoas envolvidas no Programa Novos Caminhos. “Nós vislumbramos a motivação, engajamento, o brilho nos olhos de todos aqueles que participam desse programa”, destacou.
O juiz Marcelo Pizolati, presidente da AMC, fez um apanhado histórico do programa, destacando a geração de oportunidades para as crianças acolhidas. A coordenadora da coordenadoria estadual da Infância e Juventude do TJSC, desembargadora Rosane Portela Wolff, observou que, apesar de eventuais percalços e frustrações, “muitos dos atendidos conquistaram uma vida autônoma e digna, graças ao programa”. Representando a OAB no evento, Paulo Marcondes Brincas destacou o apoio psicológico oferecido aos jovens e adolescentes e que a comunidade pode ajudar ainda mais, com serviços de profissionais como psicólogo, dentista, oferta de aulas de idiomas ou de informática, entre outros.
O Programa Novos Caminhos está estruturado nas seguintes frentes de ação:
- educação básica e profissional – oferta de curso do SESI, SENAI e SENAC;
- vida saudável – atendimento psicológico, odontológico e oficinas de nutrição;
- ações para empregabilidade (articulações locais e estaduais para a abertura de vagas nas empresas.
- parceria para oferta de outras ações – parceria em esporte, cursos com SEBRAE, Junior Achievement, UFSC, campanhas no Eu Voluntário da FIESC conforme o levantamento de necessidade de cada Serviço de Acolhimento;
- inclusão digital – as empresas doam equipamentos e a FIESC realiza a manutenção para a entrega aos Serviços de Acolhimento.
Foto: Celebração foi marcada por uma live (foto: Filipe Scotti)