spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

NovoCiclo promove palestra sobre “Lixo Zero” em Florianópolis

VariedadesNovoCiclo promove palestra sobre “Lixo Zero” em Florianópolis
spot_img

ACIF conquista prêmios de excelência em gestão e inovação em Santa Catarina

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) comemora importantes reconhecimentos...

Por que escolher uma instituição financeira cooperativa?

Elas se destacam pelo impacto positivo na comunidade local...

BRDE vai premiar startups vencedoras do programa de aceleração

Encerramento do BRDE Labs SC Growth 2024 acontece no...
spot_img

Compartilhe

Projeto prevê o reaproveitamento e a reciclagem de materiais

O destino correto dos resíduos gerados no dia-a-dia das famílias é o tema de palestra que o engenheiro Rodrigo Sabatini, presidente da NovoCiclo (http://www.novociclo.com.br) , realiza no dia 20 de julho, a partir das 19h, no Senac Prainha, em Florianópolis. A empresa defende o reaproveitamento de materiais que, erroneamente, acabam indo para o lixo comum, onde vão ocupar espaço nos aterros sanitários e prejudicar o meio ambiente. O objetivo da palestra é explicar como o projeto “Lixo Zero” pode ser implantado em condomínios.

“Lixo Zero” – A proposta da NovoCiclo contempla o reaproveitamento, de forma eficiente, de vários tipos de materiais, como: embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas, óleo de cozinha, entre outros, e o destino correto dos que não podem ser totalmente reaproveitados, como baterias e lâmpadas fluorescentes, até que o lixo propriamente dito, seja quase nulo.

Segundo o presidente da NovoCiclo, quando se fala em gestão de resíduos, muita gente pensa que o primeiro passo é a reciclagem, mas, o que vem primeiro é o reuso. “Se um material não pode ser reusado, aí sim, ele é encaminhado para reciclagem. Por exemplo, uma garrafa PET pode ser reaproveitada de diversas formas, inclusive para artesanato. E este material não pode ser reusado para acondicionar bebidas novamente, a não ser que seja reciclado”, explica.

A metodologia desenvolvida pela NovoCiclo prevê móveis com nichos especiais para cada tipo de material, onde os usuários devem disponibilizar os resíduos limpos. Estes espaços são chamados de residuários. A NovoCiclo se responsabiliza pelo encaminhamento dos materiais às usinas e fábricas que vão reutilizar este material ou, no caso de materiais não-reaproveitáveis, eles são enviados a indústrias que providenciam o descarte correto, evitando a poluição do meio ambiente. “Como os materiais chegam limpos ao residuário, não há o problema de mal cheiro, muito comum nos espaços de coleta seletiva dos condomínios”, afirma Sabatini.

Conscientização e programa de fidelidade – A NovoCiclo também realiza palestras de educação ambiental e possui um programa de fidelidade que possibilita que os usuários troquem pontos por produtos sustentáveis, como produtos de limpeza biodegradáveis, que vem sendo a opção da maioria.

Além de prestar consultoria à condomínios, a NovoCiclo também atende a empresas e administrações municipais. Em março, lançou em parceria com a prefeitura de Florianópolis o Espaço Recicle. A iniciativa, que funciona no Parque de Coqueiros recolhendo resíduos, nos dois primeiros meses registrou a participação de aproximadamente 2.500 pessoas e encaminhou para reaproveitamento mais de 20 toneladas de materiais.

SERVIÇO

O quê: Palestra sobre “Lixo Zero”
Quando: 20 de julho, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Senac Prainha, Rua Silva Jardim, 360.
Inscrições: gratuitas, através do site www.fiala.com.br