spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Novo Urbanismo da Pedra Branca recebe arquitetos da DPZ Latin America

Grande FlorianópolisNovo Urbanismo da Pedra Branca recebe arquitetos da DPZ Latin America
spot_img
spot_img

Compartilhe

Equipe que coordena projeto pioneiro estará em Palhoça até sexta (25)

Arquitetos da empresa norte-americana DPZ Latin America estarão em Santa Catarina, de quarta até sexta-feira (25/09), para debater com profissionais brasileiros o projeto de Novo Urbanismo da Cidade Pedra Branca, em Palhoça. Pioneiro no Brasil e na América do Sul em urbanismo sustentável, o novo centro de bairro da Pedra Branca tem a coordenação da DPZ, que participa de ‘charrete’ (encontro técnico entre arquitetos) nos próximos dias.

Entre os 250 projetos já planejados pela DPZ em todo o mundo está o ‘Seaside’, na Florida, iniciado na década de 1980. É considerado o símbolo do Novo Urbanismo e segundo a revista americana Newsweek “é provavelmente, o mais influente projeto residencial comunitário desde Versalhes”.

Referência em sustentabilidade – Premiado na XI Bienal de Buenos Aires (2007) e finalista de concurso mundial promovido pelo jornal britânico Financial Times, o novo centro da Pedra Branca foi selecionado este ano para o “Programa de Desenvolvimento do Clima Positivo”, criado pelo ex-presidente americano Bill Clinton. Trata-se do único projeto da América do Sul escolhido para integrar o programa, que além de servir como modelo para as 40 maiores metrópoles do planeta reunirá esforços para reduzir a quantidade de emissão local de CO2 para abaixo de zero.

O bairro-modelo de urbanismo sustentável conta com a chancela do conselho nacional de prédios verdes (GBC Brasil) e nos próximos 15 anos deve comportar até 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de m² de área construída.