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Florianópolis, 28 novembro 2024
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Novo modelo de ônibus entra em operação em Florianópolis

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Seis ônibus com 15 metros de comprimento entraram em operação no sistema de transporte coletivo de Florianópolis nesta segunda-feira. Com capacidade para até 107 passageiros, os veículos usam o chassi Scania K310 e carroceria Marcopolo Viale BRT, e contam com terceiro eixo direcional, que torna as manobras mais fáceis, além de garantir mais conforto e segurança para o usuário. O Consórcio Fênix é a primeira operadora de Santa Catarina a adquirir este modelo de chassis e a desenvolver o projeto de carroceria em parceria com a montadora Marcopolo.

“O chassi foi testado por mais de 90 dias, durante o primeiro semestre deste ano e estamos entregando o que existe de mais moderno em transporte urbano, elevando a qualidade dos deslocamentos diários de passageiros em Florianópolis”, comenta Rodolfo Guidi, coordenador Técnico do Consórcio Fênix. Estes veículos inicialmente circularão nas linhas entre o Norte da Ilha, Centro e UFSC, com possibilidade de expansão.

Marcos Lopes, staff técnico do Consórcio, detalha as características dos novos ônibus. “Na prática estes veículos tem raio de giro menor nas manobras, o que permite o uso em praticamente todas as linhas do sistema”. A configuração de chassi resulta em menos ruído e maior sustentabilidade operacional. Outro ponto importante é que o equipamento tem diversos recursos de segurança ativa, como freios inteligentes e suspensão regulável, por exemplo.

“O usuário do transporte coletivo também perceberá outras novidades desta versão, como o espaço interno mais amplo, área envidraçada adicional e interior com uso de materiais mais agradáveis. Contando com três renovadores de ar, o modelo é moldado para as necessidades das diversas linhas de Florianópolis", completa Lopes. “Com esta renovação o Consórcio reforça seu foco na qualidade de vida e na inovação do transporte coletivo, por meio da aplicação de veículos diferenciados”, frisa Guidi.

Cada veículo conta com computador de bordo multifuncional, ambiente de operação diferenciado, regulagem de painel, profundidade e altura de volante, banco pneumático e comandos satélite, com grande enfoque na ergonomia para o motorista. Mas não é apenas na circulação que a tecnologia mostra sua faceta. “Até na hora da inspeção, uma função do chassi pode ser acionada pelo motorista onde todas as luzes do ônibus são testadas, incluindo a de marcha ré, facilitando o processo”, comenta Lopes.

Ele ainda explica que os novos ônibus contam com a inovadora caixa de mudanças ZF Ecolife, que ‘lê’ o relevo da via em que o veículo está trafegando, verifica se é um aclive ou declive, e gerencia as marchas para obter o melhor desempenho possível. “Até a relação de diferencial foi adequada para a realidade operacional de Florianópolis, o que ajuda a reduzir o impacto ambiental em algumas toneladas anuais de emissões poluentes”, finaliza Lopes.