A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) recebeu através de uma compensatória ambiental, um bote inflável com motor de 40hps e carreta para a embarcação. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Flroianópolis.
De acordo com o orgão, os equipamentos serão úteis ao Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC), que desenvolve trabalhos de vistorias, retiradas de resíduos sólidos, colocação de placas, manejo e manutenção das unidades de conservação municipais.
A aquisição do bote inflável dará mais celeridade ao trabalho, e facilitará as ações no Parque Municipal da Lagoinha do Leste, Parque Natural Municipal da Galheta e no Parque Municipal da Lagoa do Peri. Na Lagoa do Peri, poderá ser usado também por pesquisadores e auxiliará na apreensão de redes fundiadas dentro da Lagoa, onde a pesca predatória é coibida incessantemente.
Nas demais unidades de conservação é feito o monitoramento ambiental e retirada de resíduos sólidos deixados pelos visitantes. Os profissionais já chegaram a retirar mais de uma tonelada de resíduos do Parque Natural Municipal da Galheta, segundo Mauro Costa, Chefe da Divisão de Implantação e Manejo de UCs.