spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Novembro Azul: 2ª edição do Unidos Pelo Diabetes acontece gratuitamente no Sesc Prainha, em Florianópolis

SaúdeNovembro Azul: 2ª edição do Unidos Pelo Diabetes acontece gratuitamente no Sesc...
spot_img
spot_img

Compartilhe

 Ação realizada pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia será no dia 5 de novembro e pretende orientar sobre os riscos da doença que já atinge 15,7 milhões de adultos brasileiros

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de Novembro, não foi esquecido pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia. Atenta ao crescente número de portadores da doença, a entidade realiza a segunda edição do Unidos Pelo Diabetes.  O evento aberto a toda a população com diagnóstico de diabetes, será no próximo dia 5 de novembro, na quadra poliesportiva do Sesc da Prainha, em Florianópolis, das 9h às 13h. 

Nos últimos dez anos houve um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos no Brasil, segundo dados do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). Atualmente, o país é o sexto em incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina – são 15,7 milhões de pessoas adultas com esta condição, e a estimativa é que, até 2045, a doença atinja 23,2 milhões de adultos brasileiros.

O oftalmologista Dr. João Lobo, coordenador do evento e vice-presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, explica que a ideia desta mobilização é conscientizar e orientar a população, os profissionais de saúde e os gestores públicos sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, em consonância com o tema do Dia Mundial do Diabetes 2021-23: “Acesso aos cuidados com o diabetes“.

Com o mesmo lema da campanha do ano passado, “O diabético que se cuida pode ter vida longa com qualidade”, o evento terá 11 estações de atendimento, onde um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde formado por endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, neurologistas, oftalmologistas, podologistas, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e educadores físicos, estará realizando uma série de exames.  Entre eles os de sangue e de avaliação dos pés e dos olhos (para diagnóstico de retinopatia diabética). Na triagem, os pacientes também terão seus pesos, medidas e IMC (índice de massa corpórea) registrados.  A expectativa é atender até 500 pessoas. “É importante lembrar que para participar não há necessidade de pré-inscrição. A orientação é que as pessoas saiam de casa bem alimentadas”, ressalta Lobo.

A seriedade no tratamento e acompanhamento – O diabetes, como fator de morte global, fica apenas atrás das doenças cardíacas, que são, inclusive, responsáveis por 50% das mortes por diabetes. Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de desenvolver doença coronariana, acidente vascular cerebral, arritmias e insuficiência do coração, o que afeta drasticamente a expectativa de vida do portador. O adequado acompanhamento do paciente com controle da glicemia e o rastreamento de complicações são fundamentais.

“Podemos fazer muito para reduzir esse impacto da doença. Em alguns casos o diagnóstico precoce e o acesso a cuidados adequados podem evitar ou retardar as complicações como, por exemplo, a Retinopatia Diabética, que é a alteração do fundo do olho causada pelo diabetes e que pode levar à cegueira”, alerta Dr. João.

A ação tem o apoio do SESC, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Prefeitura Municipal de Florianópolis, ADIFLOR- Associação dos Diabéticos da Grande Florianópolis, Governo de Santa Catarina, SISREG, Sociedade Catarinense de Cardiologia, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Baía Sul, Unisul – Clínica Escola, Nutrição Anhanguera São José e dos laboratórios Novartis e Bayer.

SERVIÇO:

O QUE: Campanha  UNIDOS PELO DIABETES: o diabético que se cuida pode ter vida longa com qualidade

QUANDO: 5 de novembro de 2022 (Sábado), das 9h às 13h 

LOCAL: Sesc da Prainha, Florianópolis (Travessa Siryaco Atherino, 100 – Centro)