A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informa que foi realizada nesta quinta-feira, 16, na Capital, a cerimônia de formatura de mais uma turma de policiais civis. Receberam certificado de conclusão do curso de formação profissional 28 policiais – 26 escrivães e dois agentes de polícia, remanescentes do concurso de 2010. O evento aconteceu no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Canasveiras.
Durante a solenidade os novos policiais fizeram o juramento e receberam equipamentos de proteção individual e e uma pistola .40. Os 26 escrivães e os dois agentes foram distribuídos entre as três diretorias de polícia (Interior, Litoral e Grande Florianópolis). O efetivo atual da Polícia Civil é de 3461 policiais. Uma nova turma de escrivães e agentes está em formação com previsão de concluir o curso em outubro próximo.
Em seu discurso, o Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila, lembrou que no passado os policiais saiam da Academia sem qualquer equipamento de proteção “Quem poderia imaginar. Hoje os policiais recebem pistola, coletes balísticos e outros equipamentos. Nós estamos fazendo a diferença”, declarou o chefe da Polícia Civil.
Aldo Pinheiro D’Ávila, disse ainda que o Brasil, infelizmente, carrega consigo um rótulo vergonhoso da corrupção. “Nós, policiais civis, temos um papel importante no combate a esta modalidade criminosa, pois é na Polícia Civil que se formam as provas, colhe-se a materialidade e determina-se a autoria. Servimos ao Estado e não aos governos. Servimos à sociedade catarinense e não a interesses escusos degradadores da dignidade humana”.
Na Polícia Civil, disse o secretário, foram nomeados 824 policiais civis, sendo que desde 628 tomaram posse. “Trabalhamos hoje com 57,7% das vagas previstas em Lei (LC 453/2009). Com a entrada destes Escrivães, a Instituição preenche 71,82% das vagas para esta carreira previstas em lei”, explica o secretário César Augusto Grubba.