Seguindo com a agenda de ações dentro do período eleitoral, a ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) promoveu mais uma rodada de diálogos com candidatos a vereadores, na noite desta terça-feira, 11, reunindo empresários, associados e público em geral. O objetivo das oitivas da ACIF é fomentar uma troca construtiva de ideias sobre os desafios e demandas da cidade, proporcionando aos empresários uma visão clara das propostas para a melhoria do ambiente de negócios e do desenvolvimento socioeconômico da capital catarinense.
Nesta rodada, os candidatos Felipe Keizo (NOVO), Juliana Galliano (União Brasil), Bianca Luzia (NOVO) e Tiago Meurer (PODE) apresentaram suas ideias e debateram soluções para questões fundamentais de Florianópolis.
Felipe Keizo (NOVO), que foi assessor por anos na Câmara Federal, destacou a necessidade de proteger o empreendedor local com a criação de um projeto chamado “Códigos de Defesa do Empreendedor”, adaptado à realidade de Florianópolis. “Nosso objetivo é garantir segurança jurídica para o empreendedor, evitando que o poder público mude regras e regulamentos sem ouvir quem realmente importa: os empresários”, afirmou Keizo.
A jornalista Juliana Galliano (UB) enfatizou sua experiência na área social e seu compromisso com a inovação. Ela destacou sua atuação na fundação pública, Somar, tornando-a referência em voluntariado, empreendedorismo e inovação social, além de sua jornada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, onde contribuiu com projetos de inovação como Floripa Mais Tec .
“Meu compromisso é levar centros de empreendedorismo para todas as comunidades, oferecendo apoio e capacitação para que todos tenham a chance de transformar suas ideias em realidade”, destacou.
Bianca Luzia Schonoski (NOVO), técnica em Desenho Industrial e Administradora com especialização em Comércio Exterior, ganhou destaque nas redes sociais por ser forte defensora dos valores em que acredita, especialmente o combate à corrupção, à defesa da liberdade de expressão e dos ideais políticos conservadores. Atua por anos como gerente de uma empresa de estética, e se diz cada vez mais indignada com os desmandos do governo. “Não faz sentido aumentar os salários dos vereadores em 48% enquanto os cidadãos lutam para manter seus negócios de pé”, disse. Ela também focou na educação técnica como um ponto central de sua campanha, apontando que a falta de mão de obra qualificada é um desafio para os empreendedores locais.
Tiago Meurer (PODE), com sua experiência como advogado e ex-diretor do PROCON, destacou a importância de modernizar as relações entre o poder público e os empreendedores, especialmente os pequenos e médios empresários. Meurer defendeu um diálogo contínuo entre as entidades representativas e a Câmara de Vereadores, a fim de acabar com a visão de que o empreendedor é “o vilão”, e assim, buscar soluções que simplifiquem os processos e reduzam custos administrativos.
Avaliação
“As oitivas dos candidatos a vereadores e vereadoras, assim como a prefeito, na ACIF têm cumprido um papel fundamental no processo eleitoral, uma vez que oferece aos empresários e ao público a oportunidade de conhecer melhor as propostas dos candidatos e de avaliar se impactam na melhoria do ambiente de negócios, o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico em Florianópolis”, destacou Célio Bernardi, presidente da entidade.
Cronograma
A agenda eleitoral da ACIF continuará nas próximas semanas, recebendo durante as tradicionais reuniões de Diretoria Executiva (Direx) de terças-feiras, às 19h, candidatos a vereadores (as) e prefeito. A próxima agenda será com o candidato a prefeito Pedrão (PP), dia 17, A agenda completa da ACIF nas Eleições 2024, assim como a Carta de Compromisso firmada com cada candidato que visita a associação, podem ser conferidas aqui. Além de receber os candidatos, a ACIF acompanhará de perto a atuação dos eleitos, como vem fazendo ao longo dos últimos anos, garantindo que os compromissos assumidos no período eleitoral sejam cumpridos durante os mandatos.
Fotos: Renato Moraes/ACIF