spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 janeiro 2025

Nova central de emergência em Florianópolis integra PM, Bombeiros, Samu e Guarda Municipal

GeralNova central de emergência em Florianópolis integra PM, Bombeiros, Samu e Guarda...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Agilizar ocorrências, evitar desperdício de tempo e recursos são os objetivos

Foi inaugurada nesta quinta-feira em Florianópolis uma Central Regional de Emergências (CRE), onde estão reunidos profissionais da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e Guarda Municipal.

O objetivo da central é integrar melhor as equipes de emergência e assim evitar o desperdício de tempo e recursos. Ao todo, 48 agentes temporários estão responsáveis pelo atendimento às ligações para os números 190 (PM), 192 (Samu), 193 (Bombeiros) e 153 (Guarda Municipal).

11 cidades

As centrais integradas em Santa Catarina funcionam em 11 cidades: Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Rio do Sul, Criciúma, Balneário Camboriú, Itajaí, Lages, São Joaquim e Chapecó.

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Ronaldo Benedet, a criação das centrais vai contribuir para agilizar o atendimento às ocorrências e evitar a duplicidade de chamadas:

— É comum ver duas, três viaturas atendendo a mesma ocorrência. Agora, vai ser diferente. Ao telefonar para um dos números da CRE as viaturas serão acionadas simultaneamente e teremos economia de tempo e recursos.

A nova central é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) e a Secretaria de Estado da Saúde.

A CRE funciona em um prédio anexo à Diretoria de Apoio Logístico e de Finanças da PM, na avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis.

(DC, 22/01/2010)