A edição 2009 do McDia Feliz, maior campanha do país em prol das crianças e adolescentes com câncer, que será realizada no 29 de agosto, tem como meta arrecadar mais de R$ 12 milhões com a venda de sanduíches Big Mac em todos os 568 restaurantes McDonald’s brasileiros, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.
Em Santa Catarina a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis é a única credenciada e que será beneficiada com as vendas. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para a nova construção da Nova Casa de Apoio para pacientes e familiares em tratamento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, aumentando a capacidade de atendimento de 30 para 60 pessoas/dia. Além de dormitórios equipados, banheiros, cozinha, o empreendimento contará com brinquedoteca, biblioteca, auditório, oficina de marcenaria, sala de convívio, lavanderia e refeitórios.
Os tíquetes antecipados de sanduíches Big Mac para o McDia Feliz já podem ser adquiridos. Os interessados em adquirir tíquetes ou se tornar voluntários da campanha devem entrar em contato com as instituições beneficiadas, indicadas no site www.instituto-ronald.org.br. Em Florianópolis os interessados podem comprar os tíquetes diretamente com a AVOS, no (48) 3251.9017.
Atualmente, a Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão é o único local gratuito disponível para a acomodação de pacientes e familiares carentes de fora da Grande Florianópolis que não estejam internados, mas ainda em tratamento contra o câncer no hospital. O fluxo de pessoas que são encaminhadas para a Casa hoje é maior do que a capacidade do abrigo e há muitos anos a coordenadora da AVOS, Maria Gertrudes da Luz Gomes, 75 anos, luta pela construção de uma nova casa.
O terreno, que tem 2.615 m², foi cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em comodato para a Associação.
“A Casa de Apoio será um sonho concretizado e dessa forma poderemos ajudar um número maior de pessoas duplamente: primeiro por estarmos dobrando a capacidade de atendimento e também porque muitas vezes pacientes em estado não grave, que precisam de acompanhamento, mas não da internação, são encaminhados para Casa para serem tratados”, declara Maria Gertrudes.
A Associação de Voluntários, uma das mantenedoras da Casa, vem realizando outros eventos para arrecadar verba para a construção. A construção será viabilizada com os eventos realizados e com a verba arrecadada com a campanha do McDia Feliz dos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.
Sobre o Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apóia ações em prol de crianças e adolescentes com câncer. O principal objetivo do Instituto é aumentar o índice de cura do câncer infanto-juvenil e sua maior fonte de arrecadação para essa finalidade é o McDia Feliz. O Instituto coordena a campanha e a verba arrecadada, repassando as doações para projetos apresentados por instituições beneficentes de todo o país que cuidam de crianças e adolescentes com câncer. Os projetos são selecionados e aprovados pelo Conselho Científico do Instituto, formado por alguns dos maiores oncologistas do país, entre eles o Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer. Desde a primeira edição do McDia Feliz, já foram doados mais de R$ 90 milhões de reais para o combate ao câncer infanto-juvenil, que atualmente apresenta taxas de cura superiores a 85% quando a doença é diagnosticada precocemente.
Sobre o McDonald’s Brasil
O McDonald’s é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 568 restaurantes e 57 McCafé no Brasil. Há 30 anos atuando no país, a rede está presente em 138 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal.
Em 2008, a empresa registrou um faturamento de R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, atendendo 1,6 milhão de clientes por dia. Esses números garantiram à empresa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação. O McDonald’s é um dos maiores empregadores privados do Brasil, com mais de 48 mil funcionários e uma das empresas que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego.