Em tempos de crise até simpatia vale para ajudar. Uma das mais saborosas é o Nhoque da Fortuna, que promete trazer sorte e dinheiro se for feito como manda a tradição
São muitas as histórias que se dizem verdadeiras para contar como surgiu a tradição do Nhoque da Fortuna. A lenda italiana conta que, para trazer sorte e dinheiro, deve-se comer nhoque todo dia 29 de cada mês, com algum dinheiro embaixo do prato. Esse dinheiro deve ser guardado como um amuleto até o próximo dia 29. O costume veio com os imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no século passado e persiste até hoje.
Uma das histórias que conta como deu-se início a tradição, começou quando um missionário que peregrinava pela Itália parou numa aldeia que vivia do plantio de batatas. Ele foi recebido pelos moradores que comemoraram sua presença com uma refeição feita de batatas. Como o casebre onde o missionário foi recebido era muito pequeno, algumas pessoas tiveram que comer em pé. O visitante ficou tão impressionado com a receptividade do povo que pediu a todos para se reunirem sempre que possível. Assim a aldeia cresceria e prosperaria. Segundo conta a lenda, foi exatamente o que aconteceu. A partir daquele dia, todos passaram a se reunir sempre no dia 29 e a confraternização ajudou-os a prosperar.
Com o passar do tempo, a reunião tornou-se uma tradição, comemorada com uma refeição a base de batatas, o nhoque. Conta-se que uma senhora solitária sempre abria as portas da sua casa para receber os viajantes que passavam pela região. Ela oferecia-lhes nhoque e não cobrava nada por isso. Em retribuição, os convidados deixavam algum dinheiro embaixo do prato e com ele, a senhora comprava os ingredientes para o nhoque do mês seguinte.
Em Florianópolis, o restaurante Macarronada Italiana está entre os mais tradicionais em comida italiana. A sugestão do chef Ézio Librizzi para o dia 29 deste mês é o “Gnocchi al Mascarponi”, uma nova receita da casa que promete agradar os paladares ilhéus.
Gnocchi al Mascarpone
Ingredientes:
– 100 gr Carne moída
– ½ Cebola peq. Triturada
– 1 dente de alho triturado (sem o “miolo”)
– 1 concha de caldo natural de carne (aromatizado)
– sal e pimenta do reino a gosto
– 2 colheres de molho fresco de tomate italiano
– 150 gr de mascarpone
Refogar em azeite, a cebola e o alho. Acrescentar a carne moída, dourar levemente e banhar com o caldo. Deixar reduzir, acrescentar os temperos, o molho de tomate e por último o mascarpone.
Acompanha 250gr de gnocchi de batata, espinafre ou abóbora.
**Rendimento: 1 porção.
Restaurante Macarronada Italiana
Chef Giulia Librizzi
Restaurante Beira-Mar
(48) 3223-2666
3028-2666
Restaurante Kobrasol
(48) 3259-1050
3035-1050
Restaurante Lagoa
(48) 3232-5520