spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

NFL mira oito jogos internacionais em 2025; Brasil receberá novamente uma partida 

DiversosNFL mira oito jogos internacionais em 2025; Brasil receberá novamente uma partida 
spot_img
spot_img

Compartilhe

Recentemente, Roger Goodell, atual comissário das franquias da NFL, a principal liga de futebol americano, fez alusão a futuros jogos internacionais, ao anunciar que a liga estava buscando jogar oito partidas fora dos Estados Unidos na temporada de 2025. E, com o código BC Game, milhões de fãs da modalidade estão dando seus palpites sobre o que acontecerá no ano que vem.

Em entrevista sobre o último jogo internacional da liga na temporada de 2024 em Munique, na Alemanha, que ocorreu em 10 de novembro último entre New York Giants x Carolina Panthers, Goodell disse: “Esperamos retornar à Cidade do México. Esperamos retornar ao Brasil. Certamente voltaremos ao Reino Unido novamente com três jogos. E também estamos analisando o potencial de outro jogo na área do Reino Unido – na Irlanda, possivelmente.”

O executivo da NFL também confirmou que a liga retornará ao mercado alemão, local do jogo de 2024, no ano que vem, acrescentando: “Certamente voltaremos aqui na Alemanha. Então, se esse total for oito, é isso que estamos almejando.”

Nos últimos anos, dois jogos da NFL na Alemanha foram sediados em Munique e dois em Frankfurt, e Goodell deu a entender fortemente que a capital alemã, Berlim, poderia sediar jogos em meio a relatos alegando isso. Comentando sobre especulações da mídia, Goodell disse: “Eu costumo dizer para não acreditar em rumores. Neste caso, eu digo para acreditar neles.” Ele ainda qualificou isso dizendo que nada havia sido finalizado em relação aos jogos internacionais de 2025.

O último jogo foi indicativo não apenas do fervor pela NFL no mercado alemão, mas também do crescente vínculo entre as operações da liga e a principal competição de futebol da Bundesliga na Alemanha. Tanto a Allianz Arena quanto o Waldstadion são casas em tempo integral dos principais clubes da Bundesliga, Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt, respectivamente.

Atualmente, a NFL tem seis jogos internacionais agendados para 2025, mas tem capacidade para mais dois e, como tal, pretende preencher essas oito vagas. Entre os destinos, Goodell afirmou que a NFL deve ir à Espanha pela primeira vez em 2025 e o jogo terá lugar no Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid.

A mudança para a capital espanhola destaca o rápido crescimento do impulso de globalização da liga, à medida que a Espanha se torna o quinto país a participar na série internacional. O executivo tornou público seus objetivos de expandir esse número ainda mais no futuro, para potencialmente até 16 jogos da liga em outros territórios.

NFL no Brasil em 2025


Em meados de outubro último, a NFL confirmou em coletiva de imprensa virtual que tem planos para retornar ao Brasil em 2025, após o grande sucesso no país, no jogo que aconteceu em 6 de setembro passado. Mesmo com os bons resultados da partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, o retorno seria de apenas um jogo de temporada regular e aconteceria novamente em São Paulo, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Peter O’Reilly, vice-presidente executivo internacional de eventos e negócios das franquias da NFL, comentou sobre o grande sucesso da partida em terras brasileiras e a satisfação dos dois times com a experiência deste jogo histórico. Disse também que a intenção era trazer o esporte para os fãs apaixonados que nunca vivenciaram a NFL ao vivo no continente sul-americano. “Novamente, não descartaríamos considerar múltiplos jogos no futuro, mas nosso objetivo é de voltar para uma única partida em 2025”, afirmou O’Reilly.

A partida entre Eagles e Packers não foi apenas a primeira no Brasil, e sim em toda a América do Sul. O evento teve arrecadação de 62 milhões de dólares (cerca de R$ 351 milhões) em impacto econômico. O jogo foi confirmado em dezembro de 2023 e levou 47 mil torcedores na Neo Química Arena, onde 90% dos espectadores eram brasileiros ou sul-americanos.