Com 15 anos de mercado e desde 2021 integrante do portfólio do braço de investimento da NSC Comunicação, BuscaOnibus é adquirida pela DeÔnibus
A Nexpon, braço de investimento da NSC Comunicação, afiliada da Globo em Santa Catarina, anunciou nesta semana seu primeiro exit, o BuscaOnibus. A startup, fundada em 2009, e pioneira na pesquisa de horários e passagens de ônibus no Brasil, integrando também caronas e avião, consolida mais de 600 milhões de pesquisas por passagens realizadas em seu site. O exit ocorre junto à compra do BuscaOnibus pela DeÔnibus, empresa que em maio de 2024 foi adquirida pela israelense Travelier, mas que manteve sua autonomia.
Para o diretor geral da Nexpon, Bruno Watte, o exit simboliza a validação da tese de investimento e estratégia de media for equity. “Além disso, demonstra a maturidade da nossa operação e da nossa relevância no mercado. Há poucos casos semelhantes no Brasil, então, registrar esse exit prova que o uso estratégico de mídia e ativos de comunicação pode criar valor substancial para startups”, ressalta. Com o movimento, a Nexpon passa a contar com seis empresas ativas em seu portfólio e prevê novos investimentos em 2025.
Já consolidada no exterior, sobretudo na Europa, a modalidade de media for equity ainda está se popularizando no Brasil. Junto à Nexpon, destacam-se outros players no mercado, como RBS Ventures, e Globo Ventures. Segundo Watte, o exit chancela um histórico sólido e fundamental para futuras captações, validando um conceito inovador e elevando a visibilidade e a percepção de valor dessa modalidade de investimento. “Sem dúvidas, é um marco que inspira novos empreendedores e atrai ainda mais capital.”
HISTÓRICO
A parceria entre a BuscaOnibus e a Nexpon existe desde novembro de 2021 e à época, Watte percebeu na startup um completo alinhamento da startup com a estratégia e a tese de investimento – um negócio focado no usuário final e para o qual os ativos de mídia, comunicação e marketing da NSC Comunicação seriam alavancas cruciais de geração de valor.
Segundo o fundador e diretor geral do BuscaOnibus, José Almeida, o impacto do media for equity no negócio foi muito além da mídia em si. “No primeiro momento, logo após a pandemia, a parceria com a Nexpon significou um voto de confiança, deu uma injeção de ânimo. No decorrer dos anos, foram importantes para manter o BuscaOnibus relevante, mesmo em um mercado cada dia mais competitivo. A Nexpon foi, sem dúvidas, parceira na nossa jornada de sucesso, até o momento final, nos ajudando a amadurecer e a ter uma visão focada no negócio, mas não só sob uma perspectiva dinheirista”, observa.
Para o diretor executivo da Nexpon, três fatores foram fundamentais para o sucesso do exit: a qualidade do produto da BuscaOnibus, seu alcance de audiência e a base de usuários. “Houve também uma leitura conjunta do momento do mercado, que vive um processo de digitalização intenso e consolidação, com a entrada de players internacionais e outros movimentos de compra e venda ocorrendo”, relata Watte.
PARCERIA DE SUCESSO
A aproximação entre BuscaOnibus e DeÔnibus não é de hoje e as duas empresas já chegaram a abordar o tema da aquisição há alguns anos. Com a concretização desse deal, o fundador e diretor geral do BuscaOnibus seguirá à frente do negócio, que, em 2023, ajudou seus parceiros a comercializarem milhares de passagens pela internet, como a DeÔnibus, entre outras agências e operadoras.
Para Almeida, a decisão da venda ocorreu após chegarem a um cenário mensurável para o valor estratégico do BuscaOnibus, além do cumprimento de um propósito relevante junto aos viajantes e ao mercado, relacionado à democratização das compras de passagem online. “Um fator crucial nesse contexto foi a confiança que existe entre as duas empresas e os empreendedores envolvidos. Foram mais de 10 anos de parceria e, finalmente, deu casamento, pois há um legado sério e uma jornada de resiliência que foram considerados”.