Florianópolis ganhou reportagem especial na edição de ontem do jornal americano The New York Times. Pela equipe do caderno de viagem da publicação, foi eleita o principal destino de festa do ano. A Capital catarinense ainda apareceu como o 24º local para se visitar na matéria intitulada “Os 44 lugares para ir em 2009”.
Florianópolis foi a única cidade da América do Sul a aparecer na lista. Nas primeiras colocações, figuram Beirute, no Líbano, e Washington e Chicago, nos Estados Unidos. Na categoria “destino de festa”, estão, além de Florianópolis, a capital da Alemanha, Berlim, e Monterrey, no México.
No texto, o jornalista Seth Sherwood diz que a Capital catarinense é o local enaltecido pelo príncipe de Mônaco, Pierre Casiraghi, e no qual modelos dos catálogos da Victoria’s Secret participam de festas regadas a champanhe.
Considerada pelo jornalista a nova Punta del Este, Florianópolis é descrita como a cidade com 40 praias de areias brancas, com bares estilosos e boates espalhadas por toda a Ilha. “Antes o local favorito dos surfistas, Florianópolis emergiu como o destino de festa mais quente da América Latina”, escreveu Sherwood.
– Uma mistura de Saint-Tropez (balneário francês) com Ibiza (ilha espanhola), mas sem a atitude e os preços – disse o americano dono do Café de La Musique, Jeffrey Jah, ao jornalista.
Os órgãos do setor turístico não veem com surpresa a reportagem, mas destacam a necessidade de investimentos em infraestrutura. O presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Santa Catarina, Estanislau Bresolin, destacou a necessidade de um novo aeroporto e de melhorias nas rodovias que dão acesso à Ilha.
O presidente da seção catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, João Eduardo Amaral Noritz, disse que é preciso investir para que a cidade se consolide como destino turístico internacional:
– Acho que o 9º Fórum Mundial de Turismo (maior evento empresarial do setor, que ocorrerá no mês de maio em Florianópolis) já é um indício de que temos chance de nos projetarmos no exterior.
Secretário de Turismo diz que há investimentos
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina, Ézio Librizzi, lembrou que Florianópolis apresenta deficiências no trânsito e no saneamento básico. O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt, foi taxativo:
– É uma vergonha o governo não se preocupar com o fundamental.
O secretário de Turismo de Florianópolis, Mário Cavalazzi, disse que a prefeitura vem investindo ao construir elevados e ressaltou que a reportagem reflete o trabalho em publicidade dos governos estadual e municipal. O secretário de Turismo da Santa Catarina, Gilmar Knaesel, também disse que o Estado nunca foi tão divulgado e que há, sim, investimentos em infraestrutura.