Jantar fora é uma boa opção para celebrar a data cristã sem precisar ir para a cozinha. Para atender esse público da melhor forma, restaurantes elaboram cardápios especiais.
É comum que as ceias de natal e ano novo sejam feitas em casa, porém, muitas vezes a opção de jantar em restaurantes pode ser uma solução para quem não quer cozinhar. A época de Natal está chegando, e com ela, o comércio se prepara para uma maior movimentação no setor. Enquanto as lojas e os shoppings contratam mais funcionários para atender as demandas, os restaurantes preparam cardápios especiais para a ceia do dia 24.
Em Florianópolis, o chef Ézio Librizzi, do restaurante Macarronada Italiana, já elaborou o menu para a ceia de Natal. O jantar inclui quatro opções de entrada, quatro para o primeiro prato, quatro para o segundo prato e algumas opções de sobremesa. A expectativa de Librizzi é de que até a metade de dezembro todas as mesas já estejam reservadas. “Em 2008 tivemos a casa cheia, pois são muitas pessoas que buscam esse serviço, entre elas turistas e famílias que não querem ter trabalho na noite de Natal. Esperamos que agora em 2009 isso se repita”, afirma o chef.
Entre as diversas sugestões da noite, uma delas será o filet de congrio ou de salmão grelhado e aromatizado, oferecida entre as quatro opções do segundo prato. A receita traz a opção de peixe na noite onde normalmente o peru é o prato principal. “Tem gente que não gosta muito do peru e acaba optando por comer outros tipos de carne, por isso damos a alternativa da pessoa escolher entre quatro sugestões para cada prato”, alega Librizzi.