Houve um aumento significativo no uso de patinetes elétricos durante a semana do Dia Mundial Sem Carro em Florianópolis e Porto Alegre. De acordo com a JET, locadora desse modal em ambas as cidades, juntas, foram cadastrados mais de 20% de novos usuários entre os dias 16 e 20 de setembro.
Atualmente, já há 28 mil clientes em ambas as cidades – sendo 5 mil inscritos durante tal semana. Nesse período, a empresa criou tarifas especiais para os moradores de ambas as cidades para que as viagens fossem mais econômicas e mais pessoas conhecessem o serviço. Cerca de 13,5 mil viagens de patinetes elétricos foram realizadas durante esses dias. O custo de um passeio agora começa em R$ 0,25 por minuto de tempo de viagem.
Conectados ao aplicativo da JET, já têm limite de velocidade regulado em até 20Km/h, suportam 120 Kg, e contam com sistema de freios, campainha e sinalização noturna. Uma boa alternativa para viagens para o trabalho ou o lazer dos usuários.
Vale ressaltar também que os equipamentos são movidos a energia elétrica, logo uma opção de transporte de energia mais limpa em comparação a demais veículos. A empresa mantém equipes de manutenção de patinetes, como também de instrutores que se revezam em principais pontos de fluxo de trânsito, a fim de orientar a população sobre as regras de trânsito.
Por exemplo, os veículos não podem ser usados simultaneamente por duas pessoas, sequer ser estacionado em lugares que atrapalhem o trânsito, como faixas de pedestres, rampas de acesso ou diante de vagas de estacionamento de edifícios. Cabe ao usuário respeitar os limites de velocidade, como em calçadas (até 6km/h) e ciclovias (até 20 Km/h).