Para quem já viveu na escuridão ou próximo disso, o transplante de córnea é muito mais que uma cirurgia. É a oportunidade de redescobrir o mundo com um novo olhar, de se emocionar novamente com o brilho das cores, o sorriso de um ente querido, a beleza da vida. O “II Encontro dos Transplantados”, que será realizado pelo Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) na tarde do dia 23 de setembro, foi pensado para que os pacientes transplantados possam se encontrar e partilhar experiências da nova vida, bem como reencontrar o médico que o operou.
Na segunda edição deste encontro, uma das novidades será a presença de uma família de doadores de órgãos, convidada pela Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes). Aqueles que estiveram do outro lado, que enfrentaram o luto e deram o seu “sim”, para que pessoas desconhecidas pudessem seguir a vida junto dos seus. A escolha da data não foi em vão. O encontro será realizado na semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.
Em Santa Catarina, só no primeiro semestre de 2024, foram realizados 883 transplantes, somando rede pública e privada, conforme dados da SC Transplantes. Os transplantes de córnea foram o destaque, totalizando 365 doações, das quais 20 foram realizadas pelo HOF. Nosso Estado é recordista em doações, somos o 3º no ranking nacional com maior número de doações por milhão de população, de acordo com relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
O HOF é um dos centros médicos credenciados pela central de transplantes do Estado desde sua fundação, em 2011. Antes disso, o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor Técnico do HOF, já possuía o registro, desde 2000, quando atendia no Centro Integrado de Oftalmologia – CIOFT. Nesses mais de 20 anos de atendimento, centenas de cirurgias foram realizadas. Para se ter uma ideia, somente nos últimos 5 anos – entre janeiro de 2019 e agosto de 2024 – o hospital fez 212 transplantes de córnea. E segue acompanhando os pacientes.
Atualmente, são cerca de 400 pacientes esperando por um transplante de córnea só aqui em SC. “Vejam a importância da doação de órgãos, um doador que tem morte encefálica salva até 14 vidas. Essa pessoa pode doar duas córneas, dois pulmões, pâncreas, dois rins, coração, pele, ossos, entre outros”, ressalta o Dr. Joel de Andrade, coordenador da SC Transplantes, que participará do evento.
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
- 15h – Dr. Ernani Garcia – Diretor Técnico do HOF – Abertura do evento
- 15h15 – Dr. Joel de Andrade – Coordenador da SC Transplantes – “A importância da doação de órgãos”
- 15h35 – Helayne Bezerra, enfermeira da SC Transplantes – “Como é realizada a Distribuição de córneas?”
- 15h45 – Clarissa Pucci, enfermeira do HOF – “A logística do HOF para um transplante de córnea”
- 15h55 – Relato de família doadora
- 16h15- Relato de pacientes sobre a experiência pós-transplante de córnea
- 16h35 – Roda de conversa para discussão de experiências pós-transplante
- 17h – Coffe-break
SERVIÇO
O QUE? II Encontro dos Transplantados HOF
QUANDO? 23 de Setembro, às 15h
ONDE? Servidão Missão Jovem, 38, Centro de Florianópolis
ENTRADA? Evento fechado para convidados – liberado para a imprensa
Fotos: Divulgação HOF