spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Mutirão de Rinoplastias HU-UFSC beneficia pacientes do SUS e fortalece a formação de residentes

SaúdeMutirão de Rinoplastias HU-UFSC beneficia pacientes do SUS e fortalece a formação...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A ação irá beneficiar diretamente cinco pacientes que aguardam na fila

Neste sábado (24/08), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), juntamente com a equipe do Programa de Residência Médica em Cirurgia Plástica e Queimados do HU-UFSC, realizará um mutirão de rinoplastias. A ação irá beneficiar diretamente cinco pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Luis Gustavo Ferreira Da Silva, médico especialista em Cirurgia Plástica do HU-UFSC, “o mutirão representa uma oportunidade valiosa não apenas para os pacientes, mas também para os residentes, que têm a chance de vivenciar uma experiência prática em um ambiente de aprendizado”. Ele destaca que a participação em mutirões cirúrgicos é fundamental para o desenvolvimento das habilidades técnicas dos residentes, além de ser uma ação de grande relevância social, pois contribui para a redução das filas de espera.

A Chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica, Rebeca Silva Fernandes de Moura, explica que os pacientes selecionados foram escolhidos com base no perfil clínico e na urgência do caso. “Com essa iniciativa, conseguimos zerar a fila de tratamento cirúrgico de rinofima do nosso hospital,” afirmou. Segundo a profissional, o mutirão inclui procedimentos de tratamento cirúrgico de rinofima, septoplastia reparadora não-estética e rinoplastia para correção de defeitos pós-traumáticos.

A Gerente de Atenção à Saúde (GAS) do HU-UFSC, Monique Mendes Marinho, destacou que o objetivo do mutirão é otimizar o uso dos espaços físicos e das equipes para além do horário convencional, utilizando esses períodos adicionais para atender um maior número de pacientes eletivos. “Com a suspensão de muitos procedimentos eletivos  durante a pandemia, esses pacientes ficaram represados e hoje percebemos que há muitos aguardando nas filas cirúrgicas por um longo tempo”, afirmou. Monique ressaltou ainda que a GAS tem priorizado a realização de, no mínimo, um mutirão por mês em diversas especialidades, com o intuito de avançar nas filas cirúrgicas e ampliar as possibilidades de ensino e formação de novos profissionais.

“A expectativa é que, além de aliviar as filas do SUS, o mutirão possa inspirar novas iniciativas de integração entre a formação médica e o atendimento à saúde pública, reforçando a importância de mutirões como ferramentas fundamentais para a educação médica e a promoção da saúde”, finalizou o Cirurgião Plástico.

Sobre a Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.