Programação começa no dia 18 de agosto.
O Museu Victor Meirelles promove, de 18 a 21 de agosto, a Semana Victor Meirelles em homenagem a data de nascimento de Victor Meirelles de Lima, nascido em 18 de agosto de 1832, em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis).
A programação contará com conferência ilustrada e exposição de Guto Lacaz, nova edição do projeto Diálogos com a Desterro, com a participação do artista Carlos Asp, além da oficina prática voltada para a ação educativa em museus de arte, ministrada por Gabriela Aidar, da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
A exposição “Guto Lacaz: Serigrafias” será aberta no dia 18 de agosto, às 19h. Antes da abertura, às 18h, será realizado o já tradicional Encontro com o Artista, com a presença de Guto Lacaz, evento em que o público tem a possibilidade de conhecer os aspectos das obras expostas.
A mostra é composta por serigrafias do artista, a maior parte delas integrantes da série “Pequenas Grandes Ações”, de 2003. Segundo o próprio Lacaz, estas obras apresentam o “contraste entre o desenho orgânico e natural das mãos com o desenho técnico e geométrico dos aparelhos”.
No mesmo dia ocorrerá a abertura da 14ª edição do projeto Diálogos com a Desterro, com a obra “Inútil Paisagem”, de Carlos Asp, que será exposta ao lado de “Vista Parcial do Desterro (atual Florianópolis)”, 1851, de Victor Meirelles. Além disso, a Semana Victor Meirelles inclui a oficina prática “Ação educativa: aspectos da inclusão sociocultural em museus de arte”, com Gabriela Aidar, do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. As inscrições já foram encerradas para esta atividade.