spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Museu do Lixo da Comcap promove debate sobre saneamento ambiental

GeralMuseu do Lixo da Comcap promove debate sobre saneamento ambiental
spot_img
spot_img

Compartilhe

Integrado à programação da 12ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Lixo da Comcap realizou  um debate sobre saneamento ambiental com a procuradora da República Analúcia de Andrade Harrtmann. Na ocasião o Poder Judiciário também apresentou sua experiência de gestão com resíduos sólidos. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Elizete Lanzoni Alves, integrante da Secretaria de Gestão Ambiental do TJSC, destacou que o Poder Judiciário catarinense foi um dos primeiros a criar uma estrutura específica com investimentos em gestão ambiental. Também é pioneiro na destruição e destinação adequada dos resíduos gerados a partir dos bens apreendidos judicialmente e na coleta e destinação final de resíduos perigoso classe 1, como lâmpadas, pilhas, baterias.

Em todas as regiões do Estado, o Poder Judiciário entrega esses resíduos a empresas privadas que fazem o transporte e a destinação adequada.

Ao tempo em que adota o processo eletrônico, observa Elizete Alves, naturalmente haverá diminuição no uso de papel, mas o mais importante da campanha Pense Ambiente é mudar comportamentos. “Já verificamos mudança do comportamento, o que é muito importante, porque gera automaticamente redução de custos no futuro, seja pela economia de água, de papel, de energia.

Saneamento ambiental

A procuradora da República Analúcia Harrtmann agradeceu o convite, porque “estava louca para aceitar para vir de novo ao Museu do Lixo”. Essa foi sua terceira visita, desde que a equipe de educação ambiental da Comcap, liderada por Valdinei Marques, fez uma apresentação “memorável” no Ministério Público Federal.