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- Saúde - Musculação: mais vida na terceira idade

27.08.2020

Musculação: mais vida na terceira idade

27.08.2020
Musculação: mais vida na terceira idade
Foto: Divulgação.

 

Por Fernando Arruda, educador físico - Live Sports Center (Palhoça)
 
Musculação não é apenas  para jovens e pessoas que estão preocupados somente em modelar o corpo. Os benefícios dos exercícios vão muito além de questões relacionadas à estética.  Quando praticada  em idade mais avançada, a musculação melhora a qualidade de vida e amenizam as perdas funcionais no decorrer do processo de envelhecimento. 
 

Um dos grandes benefícios é o aumento das massas muscular e óssea.  As demais vantagens da prática da musculação em qualquer idade é o aumento da agilidade para realizar tarefas no cotidiano, a melhoria da flexibilidade articular, evitando  lesões e reduzindo riscos de doenças cardiovasculares e também de problemas respiratórios.

E também melhora a autoestima e aumenta a autoconfiança no dia a dia, permitindo realizar as tarefas de maneira mais fácil, mantendo a autonomia e independência das pessoas.

No decorrer dos anos sofremos uma perda de massa muscular e, consequentemente, ocorre um aumento do acúmulo de gordura corporal, devido a redução da taxa metabólica basal. Os exercícios de musculação funcionam como um estímulo importantíssimo na manutenção dessa taxa metabólica em níveis mais elevados, reduzindo  muito os efeitos degenerativos naturais decorrentes da massa muscular perdida.

Se você pretende dar início à prática de qualquer atividade física, primeiramente deve realizar uma avaliação médica para avaliar o seu condicionamento físico e identificar as suas limitações. O acompanhamento de um profissional de educação física também é necessário para quem deseja evitar indesejáveis dores musculaturas e também prevenir complicações na saúde em decorrência do esforço exagerado. Portanto, o cronograma (periodização) de treinos deve ser preparada de acordo com as suas capacidades e limitações.

 

Reais benefícios da musculação na terceira idade:

. Aumenta a força e a flexibilidade, o que reduz a vulnerabilidade do idoso a quedas;
. Aumenta a densidade óssea, o que ajuda a evitar o acometimento de osteoporose, o que acaba deixando os ossos frágeis e mais suscetíveis às fraturas;
. Diminui dores articulares que afetam regiões como coluna, ombros e joelhos;
. Melhora a postura corporal;
. Reduz os sintomas de doenças crônicas, bem como depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono (devido ao aumento nos níveis de serotonina);

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