Dezessete belos exemplares de Opala, um dos modelos mais admirados da história da indústria automotiva brasileira, estão em exposição permanente no MundoCar Mais Shopping, em São José. Os carros pertencem a colecionadores da Grande Florianópolis, todos entusiastas da linha de automóveis lançada pela GM do Brasil em novembro de 1968. Na exposição, estão preciosidades como um Opala 1979, vermelho puxando para o laranja, duas portas, com capota de vinil branco e pneus Cooper Cobra, que dão um toque a mais de “agressividade” ao carro. O exemplar faz parte da coleção de Rafael Maciel, de Florianópolis. Ele considera o Opala “o melhor carro brasileiro de todos os tempos” e conta que a paixão pelo modelo vem da família: “Meu pai teve Opalas de todos anos”.
Outro exemplar que chama a atenção é um Diplomata 1992, último ano de fabricação em série da família Opala. O carro rodou somente 35 mil quilômetros. O Opala mais antigo da exposição no MundoCar Mais Shopping é um caramelo metálico, 1971. Há também exemplares de Caravan, a primeira station wagon da GM no país.
O Opala foi o primeiro carro de passeio fabricado pela GM brasileira e, embora nunca tenha sido um carro “popular”, foram vendidas quase 1 milhão de unidades. “Ele foi um marco na história da indústria”, destaca Rafael Maciel. Segundo o colecionador, o valor hoje de um Opala varia de R$ 10 mil a até R$ 50 mil, dependendo do estado de conservação e das características do veículo.
O público pode conferir gratuitamente a exposição de Opalas no piso automotivo do MundoCar Mais Shopping, de segunda a sábado das 9h às 21h, e nos domingos e feriados das 12h às 20h.
Foto: Opala 1979 do colecionador Rafael Maciel está em exposição no MundoCar Mais Shopping