spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Multinacionais de tecnologia investem em Florianópolis

TecnologiaMultinacionais de tecnologia investem em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Empresas de países como Índia, Lituânia e Itália, com operações internacionais, escolhem o ecossistema catarinense por causa da qualidade de vida, dos incentivos fiscais em inovação e da disponibilidade de talentos

Um dos principais polos de tecnologia do Brasil, Florianópolis (SC) tem atraído cada vez mais empresas multinacionais por causa de seu cenário econômico e social: uma cidade segura, com bons incentivos fiscais e com disponibilidade de profissionais com formação sólida na área de tecnologia. Com isso, multinacionais do setor estão escolhendo a cidade como base de seus negócios. Um exemplo é a bigtech indiana Zoho Corporation, que trouxe produtos como o Zoho CRM para o Brasil e escolheu como sede Santa Catarina, onde está desde 2021. A Hostinger, com origem na Lituânia, tem sua sede em Florianópolis desde 2014. Há ainda a gigante italiana Zucchetti, de softwares, que está no país há 13 anos. 

Diego Ramos, presidente da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), explica que existe um trabalho de quatro décadas que trouxe Santa Catarina ao patamar em que está hoje, de atração de investimentos de empreendedores e empresas de tecnologia do exterior. “As vantagens de se estar no estado são muitas, como a conexão em um ecossistema que parte da colaboração para que as empresas cresçam juntas. São muitos eventos, incentivos fiscais como ISS reduzido, fundos garantidores e espaços de troca e capacitação”. Grande parte dessas empresas em Santa Catarina oferecem soluções B2B, com oferta de produtos e serviços para outras empresas.

Zucchetti 

A Zucchetti completou, em 2024, 13 anos em solo brasileiro. A software house atua com soluções variadas em sistemas de gestão em três verticais: Varejo, RH e ERP. A  empresa tem uma forte estratégia de crescimento através de aquisições, complementada pelo trabalho de crescimento orgânico constante. No país, a empresa já fez sete aquisições, três delas em Santa Catarina, todas na cidade de Concórdia, mostrando que o setor de tecnologia é forte também fora da capital. 

“Dentro da nossa estratégia, buscamos empresas consolidadas, que já tenham uma carteira forte de clientes e mostrem solidez. Elas podem ou não ser startups, mas, no caso das três empresas que adquirimos em Concórdia, nenhuma era, todas eram companhias do setor de software já com produtos consolidados e uma trajetória de anos no mercado”, conta o CEO da Zucchetti Brasil, Alessio Mainardi. 

Santa Catarina foi o estado que mais recebeu investimentos da empresa italiana até o momento, somando R$ 240 milhões apenas nas aquisições. A multinacional tem, além da sede em Concórdia, um escritório em Florianópolis, onde consegue ter uma aproximação importante com o ecossistema, fortalecendo o setor de tecnologia local.  

A Zucchetti está presente em mais de 50 países, como Alemanha, Estados Unidos, França e Suíça. No Brasil conta com 100 mil clientes e mais de 3.900 parceiros revendedores. No país, a empresa mantém três pilares — software ERPs, software de automação comercial (PDV) e sistemas de gestão para RH (HR Tech).  No mundo, a Zucchetti conta com 8 mil funcionários e um faturamento anual de mais de 1.9  bilhão de euros. 

Zoho Corporation

Com soluções para todas as áreas das empresas, do marketing ao financeiro, o principal produto oferecido pela Zoho Brasil é o Zoho CRM, ferramenta para gestão de relacionamento com o cliente que pode ser utilizada por equipes maduras, apresenta recursos robustos e facilita a conexão com outras áreas da operação. No Brasil desde 2021, a sede da Zoho está em Florianópolis (SC). 

A empresa foi criada na década de 90 em um pequeno apartamento nos subúrbios de Chennai, na Índia, e atua em mais de 150 países. Com mais de 55 soluções corporativas e 100 milhões de usuários, a Zoho tem como missão democratizar o acesso à tecnologia para todos os tipos e tamanhos de empresas.

A qualidade de vida dos funcionários é prioridade para a Zoho. Por isso, a escolha por Florianópolis estava alinhada aos valores da empresa. “Mesmo que São Paulo seja a capital econômica do país, é uma cidade muito grande e não oferece a mesma qualidade de vida que Florianópolis. Por isso, decidimos colocar nossa sede aqui. Além da qualidade de vida, a cidade oferece acesso ao talento, um ecossistema de companhias de tecnologia e incentivos fiscais”, diz Rodrigo Vaca, diretor geral da Zoho Brasil. 

Em 2023, o Zoho CRM trouxe para o ecossistema de Florianópolis o CRM Zummit, evento que reúne líderes globais de vendas para discutir tendências. Segundo Jonathan Melo, diretor de marketing da Zoho Brasil: “a Zoho sempre estará de portas abertas para aqueles que querem conhecer mais sobre nós e a tecnologia indiana. Quando falo em conhecer, digo realmente ter um relacionamento de proximidade, onde o mercado tem fácil acesso a liderança local da Zoho. Proporcionamos experiências com conteúdos relevantes, e entregamos com uma tecnologia diferenciada em um modelo de negócio não convencional do que o mercado está acostumado”.

Hostinger

Empresa de hospedagem de sites, a Hostinger foi fundada como uma startup na Lituânia em 2004 e tornou-se, em 2020, a empresa do setor que mais cresce no mundo. Está em mais de 150 países e conta com dois milhões de usuários pagos. Em operação no Brasil, em Florianópolis, desde 2014, tem hoje no país sua maior base de clientes. Além da hospedagem de sites com painel de controle exclusivo, a empresa oferece soluções alimentadas por Inteligência Artificial tanto para sites WordPress quanto no criador de sites Hostinger. Com sede na Capital de Santa Catarina, a empresa tem funcionários em todo o Brasil.

“Florianópolis possui uma vibrante cultura de startups – com eventos de networking -, aliados à qualidade de vida da cidade e à presença das universidades federal (UFSC) e do estado (UDESC) de Santa Catarina atraem e retêm talentos em tecnologia. É um ecossistema que capacita e oferece incentivo para todos, de empreendedores ao corpo técnico”, diz Rafael Hertel, Country Manager da Hostinger no Brasil. Mesmo em Florianópolis, grande parte dos clientes da empresa estão em São Paulo (SP). A facilidade de acesso ao grande centro comercial brasileiro é uma das vantagens do município.

Fonte: Pixabay