spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

MPF entrega mais 3 Livrotecas nesta semana

VariedadesMPF entrega mais 3 Livrotecas nesta semana
spot_img
spot_img

Compartilhe

Arte, cultura e cidadania serão levadas para Escola no Mont Serrat, Grupo de Mulheres no Brejaru e Organização que atende refugiados e migrantes

O Ministério Público Federal, por meio dos Ofícios da Cidadania e Programa Bem Viver, da Procuradoria da República em Santa Catarina, vem realizando uma série de ações organizadas com a finalidade de aproximar o Ministério Público Federal da sociedade, promovendo a efetivação de direitos fundamentais e levando aos cidadãos o conhecimento acerca das atribuições do Ministério Público.

Já foram  entregues três Livrotecas, sendo a última no  dia seis de agosto na Comunidade Remanescente de Quilombo Toca Santa Cruz, na Grande Florianópolis, e  outras três serão entregues nesta semana. Estima-se entregar às comunidades 14 Livrotecas MPF até o final deste ano.  Registra-se que as entregas das Livrotecas transformaram-se em eventos culturais, com contação de histórias, rodas de conversa, realização de live paiting (grafite ao vivo) e inúmeras outras formas de interação da comunidade e entre a comunidade e Ministério Público.

Na próxima quarta-feira (24) a  Marista Escola Social Lucia Mayorne, no Mont Serrat, centro de Florianópolis receberá a Livroteca que foi ilustrada pelos irmãos e artistas visuais – Gelsyr e Renato Ruiz. Gelsyr é servidor aposentado do Ministério Público Federal e, atualmente,  presidente da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos (ACAP). Logo após a entrega da biblioteca móvel à comunidade, haverá uma Oficina com os artistas, utilizando  técnicas mistas, para os alunos do 5º ano da Escola.

Sexta-feira (26) o Grupo Mulheres em Ação, no Brejaru, Grande Florianópolis, recebe uma Livroteca com acervo especializado em livros escritos por mulheres . Na oportunidade haverá contação de histórias e uma roda de conversa com as mulheres da comunidade. A artista gráfica que ilustrou a Livroteca é Alana Oliveira, que assina como “Quatrolho”.

Finalizando a semana, sábado (27) pela manhã, a Organização Círculos de Hospitalidade, que desenvolve projetos com a intenção de integrar as comunidades refugiadas e migrantes, receberá uma Livroteca ilustrada pelo artista multimídia Bruno Barbi. O acervo terá obras em português, espanhol, francês e inglês, para que os imigrantes também tenham acesso à literatura nos seus idiomas de origem.

Em todas as Livrotecas  que já foram ou serão entregues às comunidades constam  exemplares dos Almanaques da Turminha do MPF e, também, do livro Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr, coproduzido pela Procuradoria da República no Município de Chapecó, objetivando promover a aproximação e diálogo entre o Ministério Público e a sociedade civil.